A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC foi fundada em 31 de julho de 1971. A AMEOSC foi a 11ª Associação de Municípios a ser criada no Estado de Santa Catarina – que hoje, conta com 21 associações de municípios.

Inicialmente, a entidade contou com a participação Associativa dos Municípios de: São Miguel do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Romelândia, Descanso, Mondaí e Itapiranga. Filiando-se nos anos posteriores: Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Iporã do Oeste, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis. Em 1995, o Município de Romelândia passou a fazer parte da AMERIOS.

Entidade Municipalista mantida exclusivamente com as contribuições estatutárias dos Municípios, a AMEOSC conta com uma diretoria formada pelo Presidente, Vice-Presidente e Conselheiros Fiscais titulares e suplentes, eleitos anualmente em Assembleia Geral ordinária. A Diretoria é formada por Prefeitos dos Municípios pertencentes a Associação.

Além da diretoria, a Associação possui Secretário Executivo e Profissionais que prestam serviços/suporte às prefeituras municipais, na área de Movimento Econômico, realização de Concursos Públicos e Processos Seletivos, cursos de capacitação, eco ponto de materiais recicláveis e demais serviços que visam ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos Municípios.

Conheça os presidentes que já estiveram à frente da AMEOSC
Ao todo, a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) teve 48 presidentes. O primeiro presidente da AMEOSC foi o Hélio Wasum. Até hoje a maioria dos presidentes foram homens; com exceção de Salete Terezinha Gnoatto G. Gonçalvez, que ocupou a presidência da associação em 2007.

Atualmente (2024), o Presidente da AMEOSC é o Prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan.