A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC foi fundada em 31 de julho de 1971. A AMEOSC, foi a 11ª Associação de Municípios a ser criada no Estado de Santa Catarina – que hoje, conta com 21 associações de municípios.

Inicialmente, a entidade contou com a participação Associativa dos Municípios de: São Miguel do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Romelândia, Descanso, Mondaí e Itapiranga. Filiando-se a AMEOSC nos anos posteriores: Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Iporã do Oeste, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis. Em 1995, o Município de Romelândia passou a fazer parte da AMERIOS

 

 

Entidade Municipalista mantida exclusivamente com as contribuições estatutárias dos Municípios, a AMEOSC conta com uma diretoria formada pelo Presidente, Vice-Presidente e Conselheiros Fiscais titulares e suplentes, eleitos anualmente em Assembleia Geral ordinária. A Diretoria é formada por Prefeitos dos Municípios pertencentes a Associação.

Além da diretoria, a Associação possui Secretário Executivo e Profissionais que prestam serviços/suporte às prefeituras municipais, na área de Movimento Econômico, realização de Concursos Públicos e Processos Seletivos, cursos de capacitação, eco ponto de materiais recicláveis e demais serviços que visam ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos Municípios.

 

 

Destacam-se como objetivos principais da AMEOSC:

– Defesa Institucional, ampliação e fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios;
– Coordenação e estabelecimento conjunto de medidas e políticas públicas visando o desenvolvimento integrado da região;
– Participação em convênios e contratos de interesse dos associados;
– Elaboração e execução de planos, programas e prestação de serviços técnicos especializados;
– Cooperação intermunicipal e intergovernamental;
– Reivindicação e gestão de recursos técnicos e financeiros do Estado e da União;
– Estímulo e promoção do intercâmbio técnico-administrativo-social.

A AMEOSC passou pelo seu pior momento em 1997, quando esteve prestes a ser fechada, mas graças ao espírito dinâmico e empreendedor dos Prefeitos da época foi possível reverter a situação, com reestruturação da equipe técnica, mudança de foco e ações, levando a entidade novamente a um patamar de representação importante para o estremo Oeste.

No ano de 1999 adquiriu seu primeiro veiculo próprio e em 2001 adquiriu sua sede próprio com 330 m², com um auditório totalmente equipado, as salas dos técnicos contendo equipamentos de informática atualizados, dando velocidade nas ações e decisões.

Hoje, sanada financeira e moralmente, tem atuado com forte e importante participação nas ações que envolvem o desenvolvimento regional, objetivando nas ações estruturantes trazer para o extremo oeste a “ferrovia do frango”, que interliga o oceano pacífico ao atlântico, a conclusão da BR-282, a recuperação da BR-163, a ampliação do aeroporto Hélio Wassun, o acesso asfáltico aos municípios que ainda não possuem, o gasoduto, a ponte sobre o Rio Uruguai, as Barragens para geração de energia elétrica, utilização turística e reserva de água, entre outros.

ATUAÇÃO 
Muitos foram os momentos atuantes e importantes onde a Associação esteve à frente, nos quais a atuação coletiva dos Prefeitos da região, foram fator preponderante e decisivo para definir ações de curto, médio e longo prazo, como: 

– Mobilização pela implementação do Hospital Regional; – Asfalto BR 282 – SMO/Paraíso; – Criação do 1º Eco Ponto de Pneus Inservíveis do Estado de Santa Catarina; – Mobilização pela expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul na região de abrangência da AMEOSC e demais, ainda, mobilização pela UFFS Chapecó; – Instalação do Instituto Federal de Santa Catarina; – Projeto de Turismo Regional; – Entre outras atuações. 

Apoio a gestão pública municipal 
O aperfeiçoamento da Gestão Pública Municipal continua sendo foco de importantes ações da AMEOSC. Tais ações, são executadas por meio de Capacitações aos Servidores Públicos Municipais (em parceria com a FECAM/EGEM); Seminários e Colegiados. Atualmente a AMEOSC abriga 19 Colegiados, que abrangem áreas como: Movimento Econômico e Tributário; Recursos Humanos; Agricultura, dentre outros.

Concursos e Testes Seletivos
O Departamento de Concursos da AMEOSC atua na realização de concursos públicos e testes seletivos aos 19 municípios associados. Os serviços prestados pela Associação aos seus municípios, além de suprir as necessidades na execução dos concursos, traz aos cofres públicos uma grande economia, além de agilidade, transparência e segurança.

AMEOSC na rede 
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) possui atualmente na internet, duas ferramentas de divulgação dos seus atos e ações: o Portal da Associação (www.ameosc.org.br) e a Página da AMEOSC no facebook (Portal AMEOSC). Estas ferramentas são utilizadas para garantir maior visibilidade e divulgação das informações da Associação. 

 

Nestes portais, é possível acompanhar as Notícias da Associação e dos 19 municípios de sua abrangência, obter informações dos Concursos e Testes Seletivos, ficar por dentro dos eventos, cursos, palestras, notícias dos Colegiados e muito mais.

Turismo Regional

 

 

O “Roteiro Turístico Caminhos da Fronteira”, é um projeto que vem sendo desenvolvido pela AMEOSC, Municípios e SEBRAE desde 2015, e que engloba 17 municípios do extremo oeste. O roteiro possui empreendimentos tanto na área urbana quanto rural, agrega pontos históricos, belezas naturais, ecologia, diversão, e é claro, um jeito único de bem receber os turistas. 

Assessoria de Comunicação 
Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC 
www.ameosc.org.br 
49-3621 0795