Os prefeitos dos 19 municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Extremo-oeste (Ameosc) se reúnem, na próxima segunda-feira (16), para mais uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O encontro, convocado pelo presidente da entidade e prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, irá discutir e avaliar os impactos da estiagem na região, que se prolonga por mais de 120 dias e tem reflexos diretos na economia. O relatório desse encontro será usado para encaminhamentos administrativos e busca de soluções que amenizem a situação.
Neste período de baixa precipitação, São Miguel do Oeste, por exemplo, registrou apenas cerca de 120 milímetros, quando a média mensal é de 140. A falta da chuva afetou principalmente a pecuária de leite, onde as pastagens não se desenvolveram adequadamente ou secaram, fontes de água estão com os níveis baixos e produtores e prefeituras precisam agir para manter o abastecimento.
Na sequência, o ritmo das obras nas rodovias federais – BRs- 282 e 163, volta à discussão agentes públicos. A cobrança é por mais agilidade nas ações de recuperação e duplicação das duas vias.