Durante a tarde de hoje, 09, foi promovido na cidade de São João do Oeste, a capacitação para professores com o tema “Pensar global, agir local” focado na educação ambiental. O encontro foi promovido pela Ameosc e também pelo município de São João do Oeste, e contou com a presença de aproximadamente 200 professores e profissionais da rede municipal de ensino.
A capacitação dos profissionais promoveu a conscientização e a aplicação prática de conteúdos relacionados à educação ambiental, com ênfase na segregação e destinação adequada dos resíduos, no contexto das escolas catarinenses.
A abertura do evento, foi marcada por uma apresentação musical com temática ambiental que estabeleceu o tom para uma tarde de aprendizado e reflexão. Autoridades municipais, incluindo o Prefeito Sr. Marino José Frey, de Tunápolis, que representou o presidente da Ameosc Vilson Trevisan, Prefeito Genésio Marino Anton , Vinícius Antônio Pelissari, Gerente Regional do Instituto do Meio Ambiente, Rogério Rech da Secretário da Agricultura e Meio Ambientede São João do Oeste, Claunei Paulo Weber da Secretaria de Educação, Milton Hentges, Diretor do Meio Ambiente do Município de São João do Oeste e Airton Fontana, Secretario da Ameosc, estiveram presentes durante o evento e reafirmaram o compromisso com a educação para a sustentabilidade.
O engenheiro agrônomo Cícero Brasil, do Instituto do Meio Ambiente de Florianópolis (IMA), iniciou as palestras destacando o programa “Penso Logo Destino” (PLD), que visa promover a conscientização sobre a destinação correta de resíduos. Em seguida, a bióloga Rosana Mariani trouxe uma perspectiva crucial ao abordar estratégias educativas para a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, reforçando a importância da saúde pública como parte integrante da educação ambiental.
O ponto alto do evento foi a palestra do professor e biólogo Samuel Cunha, representando o projeto “Reciclus Educa” de Curitiba. Com exemplos práticos e inspiradores, Cunha demonstrou como a educação ambiental pode ser incorporada de forma eficaz ao currículo escolar, incentivando ações sustentáveis e responsáveis desde a infância.
Os programas da Ameosc como Plantando Água e o Ecoponto de pneus e resíduos eletrônicos também teve destaque e foi pontuado durante a capacitação. Lembrando que a Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina possui programas e preocupações constantes com a preservação do meio ambiente e que momentos como este relacionados a educação ambiental contribuem na construção de hábitos, ao equilíbrio ambiental e a preservação do meio ambiente.
O evento encerrou-se com o comprometimento por parte dos professores presentes. A capacitação não apenas forneceu conhecimento prático e ferramentas educacionais, mas também inspirou os educadores a serem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo uma abordagem integrada para a educação ambiental.