Os Prefeitos da AMEOSC debateram assuntos relativos à grave crise que está enfrentando a suinocultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

  INFORMATIVO 016/2007.

AMEOSC debate crise da suinocultura em Assembléia de Prefeitos

Os Prefeitos da AMEOSC, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária, no dia 28.03.07, debateram assuntos relativos à grave crise que está enfrentando a suinocultura catarinense, já há mais de um ano.

No mês de dezembro os Srs. Prefeitos haviam tratado deste assunto, oportunidade em que foi encaminhada Moção para diversas autoridades Federais e Estaduais, que no campo de suas atuações tinham competência para interferir no processo de produção e comercialização de carne suína, no entanto, poucas autoridades deram retorno a tais expedientes e quase nada se viu de ação concreta a fim de solucionar as questões ligadas à exportação de carne suína catarinense.

Para piorar ainda mais a situação o que se vê é o incentivo cada vez maior por parte de entidades governamentais e das Grandes empresas ligadas a atividade suinícola, para a ampliação ou inclusão de novos produtores à atividade.

A crise está diariamente levando os atuais produtores de suínos ao endividamento, sem, no entanto, uma perspectiva de melhora a curto e médio prazo.

O baixo preço praticado tem como efeito, também a diminuição do movimento econômico dos municípios, o que, por conseqüência, reduz o retorno dos impostos aos municípios, principalmente o ICMS, que possui, na região do Extremo Oeste, a atividade agrícola como um dos principais fontes para efeito de valor adicionado.

A AMEOSC estará novamente encaminhando o registro de tal preocupação para as autoridades competentes e, caso não vier alguma ação concreta nos próximos dias, ainda no mês de abril estará organizando um evento de grandes proporções, onde serão convidadas autoridades e dirigentes da categoria para levantar os possíveis causadores de tal situação e discutir ações que poderão ser implementadas, pois a atividade suinícola é de vital importância para a economia regional.

São Miguel do Oeste, 29 de março de 2007.

 

Salete Terezinha Gnoatto Gonçalves

Presidenta da AMEOSC