You are currently viewing Assembleia aprova moção de apoio a atividade suinícola da região

Assembleia aprova moção de apoio a atividade suinícola da região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

                                                                                   INFORMATIVO 022/2006.xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” />xml:namespace prefix = o />xml:namespace prefix = o />


 


AMEOSC aprova moção de apoio a atividade suinícola


 


 


Em Assembléia realizada no dia 21.12.2006, os prefeitos da AMEOSC aprovaram, por unanimidade, o envio de Moção às autoridades a nível Federal e Estadual, com vista a que se tomem medidas urgentes para solucionar a grave crise pelo qual passa a suinocultura catarinense.


 


A Moção expressa a preocupação das autoridades locais pois a base da economia é alicerçada na agricultura, que tem como uma de suas principais atividades a suinocultura, que apesar de ser estimulada pelos prefeitos e demais autoridades locais, a insegurança quanto ao destino final dos produtos e quanto ao preço praticado, desestimula os produtores a continuar em tal atividade.


 


Embasa, também, a iniciativa, o fato de que Santa Catarina é o único estado da federação que possui o status de livre de febre aftosa sem vacinação e que apesar disso não consegue exportar para a Rússia, enquanto que outros estados, que não possuem essas condições, exportam livremente, inclusive com preços superiores aos aqui praticados.


 


Também é grande a preocupação, pois tal fato está comprometendo significativamente a receita dos municípios, que já estão registrando uma queda acentuada no movimento econômico agropecuário.


 


A moção aprovada solicita objetivamente: a tomada de medidas emergenciais com vistas a retomar as vendas de carne suína para a Rússia, como medida imediata para desovar os estoques e melhorar os preços praticados pelo kg de suíno; ainda, a abertura de novos mercados externos como medida de não se ter dependência de um único mercado consumidor; também, que se tomem medidas para incentivar o consumo interno de carne suína; e, que sejam criadas linhas de crédito diferenciadas para os suinocultores.


 


Também a moção solicita explicação das autoridades acerca de que fatos ocasionaram até o momento o impedimento de exportação da carne suína catarinense para a Rússia.


 


 


São Miguel do Oeste, 22 de dezembro de 2006.


 


José Zanchett


Presidente da AMEOSC