A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – Ameosc, em parceria com a Federação dos Municípios Catarinenses – Fecam, realizou na manhã desta quarta-feira (8), um treinamento sobre os portais de turismo municipais. O evento aconteceu no auditório da Ameosc e reuniu profissionais e servidores ligados à área de turismo dos municípios de abrangência da associação.
O treinamento foi baseado na dificuldade dos gestores municipais em manusear o portal de turismo municipal, que é uma ferramenta importante na divulgação e organização do turismo regional. No início do treinamento a Coordenadora de desenvolvimento econômico, Dayna Maressa Pamato, apresentou aos técnicos quais os principais objetivos da FECAM, tendo em vista o turismo regional. Em seguida, o Consultor de comunicação da FECAM, Upiara Boschi, falou sobre a importância da comunicação para o turismo regional. Para finalizar o evento, o Coordenador de tecnologias da Fecam, Gean Chiquetti, abordou o passo a passo do uso do portal de turismo, na atualização de e modificação de informações.
Para a assistente Administrativa da Ameosc, Mayte Bonora, foi uma capacitação que contribuirá para o trabalho dos servidores municipais. “Foi um ótimo treinamento para que os municípios percebessem que o portal municipal tem potencial, seja visto e lembrado, desde que seja feito da maneira correta. Aprendemos o passo a passo, analisamos outros portais em desenvolvimento e concluímos que é possível ter um portal municipal bonito e funcional”, destaca.
Conforme Gean, o portal é o principal meio confiável dos pontos turísticos dos municípios. “É de suma importância que o gestor e servidor da pasta de turismo esteja atento às atualizações necessárias do portal de turismo. É nesse portal que devem estar as informações corretas sobre o turismo do município. Precisamos ter localização, informações básicas e imagens que ilustrem os pontos turísticos ou atividades para passar credibilidade ao turista”, finaliza.