A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) reuniu nesta terça-feira (26), na sede da entidade em São Miguel do Oeste, os assessores de comunicação dos municípios de sua abrangência. Na oportunidade, os convidados assistiram à palestra intitulada “As transformações na comunicação pública a partir das novas tecnologias”, com o jornalista Upiara Boschi, Consultor de Comunicação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Durante a palestra, o jornalista falou sobre as mudanças no cenário da comunicação na era da tecnologia, da internet e redes sociais. Ele relembrou o início da sua trajetória no jornalismo, quando as equipes das redações eram formadas por inúmeros profissionais.
“Enfrentamos um problema amplo, uma indústria em transformação. Esse momento que eu vivo é fruto da mudança. Quando entrei numa redação de jornal em 2006, foi na sucursal de Florianópolis da A Notícia, eles precisaram de uma equipe forte. Isso deu uma redação de 15 repórteres, 5 editores, 5 fotógrafos, isso é inimaginável hoje contar com isso. Isso não existe mais”, lembrou Upiara.
Durante o encontro, os profissionais das prefeituras da região se apresentaram e trocaram experiências e desafios em sua atuação na assessoria de comunicação. O profissional também palestrou sobre a comunicação a partir das tecnologias e ferramentas novas da Fecam. Ainda durante a reunião foi feita uma avaliação das demandas de comunicação e proposta de construir um plano de ações.
Os participantes discutiram ainda sobre a importância da formação de um Colegiado de Comunicação da Região da Ameosc, o qual foi formado ainda na oportunidade. Como coordenador, assumiu o assessor da Prefeitura de Guaraciaba, Diógenes Didomenico, como vice assumiu a assessora da Prefeitura de Palma Sola, Daiane Benetti, como secretária, assumiu a assessora da Prefeitura de São José do Cedro, Gisele Rosin Bello e como vice-secretário, assumiu o assessor da Prefeitura de Princesa, Luciano Matiello.