Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública municipal, a associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), realizou na última quinta e sexta-feira (21 e 22/06), uma importante capacitação sobre “Elaboração e Implantação de Normas Internas”. O curso foi realizado no auditório da entidade em São Miguel do Oeste e contou com contadores e controladores internos da região de abrangência da Associação.
Os dois dias de estudos foram coordenados pelos palestrantes Mário Kemphel da Rosa (especialista em auditoria e perícia) e Gustavo Wohlgemuth de Souza (Consultor na área de controladoria interna municipal), que abordaram desde a importância da normatização, áreas a serem trabalhadas e os pontos importantes a serem verificados em cada uma.
De acordo com Rosa e Souza, a Norma Interna Operacional, observada as particularidades da legislação local, é construída pelo órgão de controladoria em conjunto com os agentes públicos envolvidos na tarefa a ser regrada.
Ainda, conforme os palestrantes, a normatização dos procedimentos tem vital importância para minimizar as dificuldades da rotatividade de pessoal dos setores, seja pela forma de provimentos através de designação de confiança, ou simplesmente devido a realocação de servidores. Ainda que a equipe mude, a normatização será como um guia na condução das atividades, principalmente se a mesma estiver sido elaborada de maneira adequada.
O curso foi uma realização da AMEOSC com apoio do Colegiado de Contadores e Controladores Internos da Associação.
Informações sobre os palestrantes:
Mário Kemphel da Rosa – Bacharel em ciências contábeis pela Universidade de Cruz Alta/RS (UNICRUZ), especialista em auditoria e perícia. Desempenhou o cargo de contador público municipal. Foi consultor técnico do IGAM. Atualmente é palestrante, consultor técnico, instrutor de cursos e sócio da Gestão Ltda, atuando nas áreas de Controle Interno, Contabilidade, Finanças Públicas e Orçamento.
Gustavo Wohlgemuth de Souza – Administrador, pós-graduado em Controladoria e Finanças (MBA) pela FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara/RS. Consultor na área de controladoria interna municipal, tendo atuado em diversos Municípios na realização de auditorias e normatizações. Responsável pela capacitação e coordenação técnica de equipes de inventário patrimonial em prefeituras gaúchas.
Assessoria de Comunicação
Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC
www.ameosc.org.br
49-3621 0795