You are currently viewing Seminários Regionais da Defesa Civil SC abrangem quase 100 municípios com evento em São Miguel do Oeste

Seminários Regionais da Defesa Civil SC abrangem quase 100 municípios com evento em São Miguel do Oeste

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina realizou o segundo Seminário Regional em São Miguel do Oeste. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 14, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O encontro abrangeu os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). Nos dias 17 e 18 de julho, o trabalho continua com reunião do colegiado de Defesa Civil e oficinas.

Ao todo, sete regiões já receberam o Seminário levando informação para quase 100 municípios. A reunião de trabalho começou em maio deste ano e abrangeu as regiões de Canoinhas, Maravilha, Chapecó, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e agora São Miguel do Oeste. A meta da Defesa Civil SC é alcançar todo o Estado até setembro deste ano.

Com o tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”, as palestras abordam a prevenção e respostas aos desastres. Neste sentido, o prefeito do município de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, lembrou o vendaval que ocorreu na semana passada e atingiu quase 300 famílias. Ele agradeceu a resposta rápida da Defesa Civil Estadual. “E essa gestão de crise a gente só alcança com planejamento, debates e conhecimento que é o que estamos fazendo hoje neste Seminário”, ressalta.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destacou que uma crise bem administrada deixa de ser um desastre. “E isso ocorreu em São Miguel do Oeste e outras regiões atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Defesa Civil não é uma fábrica de Leis, mas um sistema integrado entre os municípios, Estado, União e cidadão. Cada um tem seus deveres e responsabilidades para contribuir na prevenção”, enfatiza.

No evento desta quarta, foram realizadas palestras com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais. Além do secretário Moratelli que apresentou o sistema de Proteção e Defesa Civil, o diretor de Resposta aos Desastres, Anderson Ciotta, e o gerente de Monitoramento e Alerta da diretoria de Prevenção também abordaram a gestão de riscos e desastres.

Fonte: Assessoria de Comunicação / 
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste