A E.M.E.I.E.F. Waldemar Antônio Von Dentz, da linha Canela Gaúcha, e E.M.E.I.E.F. Pe José de Anchieta, localizada na Linha Dois Irmãos, iniciaram o ano letivo de 2009 com um resgate dos valores do campo e resignificação da relação campo X cidade.
As diretrizes para a educação do campo baseiam-se na legislação federal e sua concretização tornou-se possível, pois a mesma está amparada na vontade política da administração e no plano de governo municipal.
A diretora pedagógica de ensino da secretaria, Sandra Dalla Costa, salienta que os conteúdos das escolas do campo contemplam os conteúdos básicos exigidos pelo MEC, acrescidos de componentes curriculares adaptados ao meio rural, sempre visando o desenvolvimento de saberes e habilidades para reflexão crítica sobre a realidade.
As escolas do campo dispõe de atendimento de pré-escola à ensino fundamental e para atender as mesmas com qualidade a secretaria municipal de educação disponibiliza uma equipe formada por direção, manipuladora de alimentos, professores habilitados, auxiliar de serviços gerais e transporte escolar.
Além disso, segundo a secretária, profª Neusa dos Santos, a equipe pedagógica da secretaria acompanha as atividades da escola e o processo de planejamento dos professores, possibitando capacitação sobre essa nova lógica de ensino que visa tornar o processo educativo uma resposta as necessidades sociais e indivuduais dos alunos, suas famílias e comunidade.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de São Miguel do Oeste