Na tarde desta segunda-feira (15) representantes das dez Associações de Microbacias do município de Itapiranga estiveram reunidos na comunidade da Linha Santa Cruz para criação da Central das Associações. A primeira diretoria eleita tem como presidente Celso Hamerschmidt, que pediu apoio de todos os associados e empenho dos demais componentes da diretoria para que possam desenvolver um bom trabalho.
O objetivo da Central das Associações de Desenvolvimento das Microbacias Hidrográficas do Município de Itapiranga (CAMITA) é de rediscutir com as agroindústrias e entidades a situação da agropecuária. Os integrantes das associações se reunirão a cada 60 dias para discutir os assuntos do momento e propor novas ações envolvendo o poder público e as empresas do setor. Hamerschmidt salienta que são necessárias ações para evitar que os jovens deixem o meio rural e em conseqüência propriedades estruturadas deixem de produzir.
O gerente regional da Epagri, João Carlos Biasibetti, falou da importância da união dos agricultores em defesa do setor. "As propriedades da região estão bem estruturadas com investimentos na produção de grãos, fumo, e na criação de aves, suínos, gado de corte e leiteiro", salienta o agrônomo.
Já o secretário Regional, Jorge Welter, disse ser este um dia muito importante para o município, pois quando em 2003 o Governo do Estado retomou o programa Microbacias era justamente esta a intenção. "Fomentar a organização dos agricultores. É isso que está acontecendo hoje. A criação da Central das Associações é o resultado da necessidade que vocês estão sentindo de se organizarem em grupo para discutir as ações que devem ser implementadas em conjunto. O poder público está apenas instigando os agricultores para trabalharem associados, pois são vocês que sabem o que é melhor no meio rural para sua manutenção", afirmou o secretário.
Estiveram ainda presentes: o prefeito de Itapiranga, Vunibaldo Rech, facilitadores do Projeto Microbacias, extensionistas da Epagri, secretários municipais, e autoridades locais.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Secretaria de Estado de Des. Reg. Itapiranga