A Ameosc, por meio do Colegiado de Educação, realizou nesta semana uma importante reunião em Dionísio Cerqueira. As reuniões acontecem mensalmente, de forma itinerante e o objetivo é levar os debates para todos os municípios de abrangência da entidade, com o intuito de construir conhecimento a partir da troca de experiências e visitação dos ambientes educativos de cada município.
Na oportunidade, foram abordados diversos assuntos, como o Seminário do Colegiado de Educação, que deve ser realizado no mês de agosto, em São Miguel do Oeste e abordará os temas: Papel da equipe pedagógica na gestão escolar democrática, Transtorno do desenvolvimento e deficiências: desafios em sala de aula -teoria e prática e a importância da psicomotricidade na prática da educação infantil – reflexos no desenvolvimento da criança por toda a vida.
A atualização sobre a resolução conjunta da Educação Especial também foi abordada, que já foi construída e está em fase de formalização do documento que será apresentada a minuta padrão para todo o colegiado, pela assessoria jurídica da Ameosc. Além do tema “Segurança nas Escolas”, com compartilhamento de informações da audiência do Comseg. “Os municípios foram pressionados a tomar algumas atitudes que, financeiramente, não estavam contabilizadas no planejamento dos municípios. Por exemplo: Já gastamos todo o nosso Fundeb em folha de pagamento e agora temos mais esse custo da segurança, que seria de responsabilidade da área da Segurança Pública. As escolas não são locais violentos, são espaços de cultura, conhecimento e acolhimento. Já fomos vítimas da violência e agora somos também da falta de investimentos”, destaca a coordenadora do colegiado e secretária de Educação de Santa Helena, Laís Teloeken.
Durante a tarde, foram realizadas visitas à Escola M.E.F. Castro Alves e ao CMEI. Creche Isaura, além do Marco grande, Marco dos 8 Pontos, Parque Ambiental da Fronteira, CIF- Consórcio Intermunicipal da Fronteira, Igreja Matriz e degustação na Argentina