A Ameosc, por meio do Colegiado de Educação, realizou na tarde desta quarta-feira (1), uma importante reunião no auditório da entidade, onde foram debatidos diversos assuntos de interesse regional. A reunião, contou com a participação da assessora da pasta da Educação da Fecam, Marines Zambom.
As principais pautas abordadas foram acerca do Colegiado Estadual de Educação – COEDUCAM e demandas regionais, desenvolvimento de trabalhos intersetoriais (Saúde, Educação e Assistência Social), além de dois importantes seminários: Seminário do Autismo, que acontecerá em Treze Tílias e debaterá a inclusão escolar e processo de ensino-aprendizagem de alunos no espectro, e o Seminário de Educação: política nacional de educação digital. LEI nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que acontecerá em Florianópolis, no mês de junho.
Ainda, foram debatidos o Transporte escolar, pela Lei complementar nº 754, de 26 de dezembro de 2019 (Undime, FECAM e Secretaria de Educação do estado), SICACS FUNDEB, Censo escolar (Portaria nº 578, de 30 de dezembro de 2022), ICMS Educação e avaliação SAEB.
Para a assessora da Fecam, Marines Zambom, é importante que os municípios trabalhem de forma unificada e conjunta para que a educação atinja seu objetivo. “Temos diversos desafios neste ano, principalmente no ICMS Educação, onde trabalhamos para atingir todos os requisitos necessários em todos os municípios, além de outros desafios referentes a legislação. Todos os assuntos pautados nessa reunião são de suma importância para que a educação alcance seu objetivo, que é oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças que estão nas redes municipais de ensino”, argumenta Marines.
Conforme o secretário Executivo da Ameosc, Airton Fontana, são alinhamentos que facilitam o trabalho desenvolvido nos municípios. “Quando os municípios agem de forma conjunta e buscam informações, tendo em vista as novas legislações, novos regulamentos e programas, o trabalho regional fica facilitado e ágil, com as qualificações e troca de experiências”, finaliza.
No final da reunião, foi realizada a eleição para a nova direção do colegiado. Por unanimidade, a secretária de Educação de Santa Helena, Laís Teloeken, foi eleita a coordenadora para a gestão 2023. Laís coordenará ações e reuniões do colegiado.