You are currently viewing Seminário de resíduos agropecuários reúne mais de 100 participantes

Seminário de resíduos agropecuários reúne mais de 100 participantes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – Ameosc, por meio do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura dos municípios de abrangência da entidade, em parceria com a Associação Catarinense de criadores de Suínos e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, realizou na tarde desta quarta-feira (27), um seminário de resíduos agropecuários no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste.
Além da utilização dos subprodutos gerados pelo processo da produção de resíduos agropecuários e a geração de renda, o processo também ganha destaque pela contribuição ambiental se tornando sustentável. Na oportunidade, após a recepção dos participantes, o palestrante e representante da Enermac, Ruy Ferreira, debateu as novas tecnologias na produção de bioenergia a partir de dejetos de animais.
Em seguida, os produtores rurais Rubens Grando, de Guaraciaba, e Volmir Kennedy, de Salgado Filho, apresentou as experiências práticas da geração de bioenergia nas suas propriedades. Após o coffee breake, o palestrante Marco Antônio Ramme, abordou o tratamento de digestão para remoção ou recuperação de nutrientes com lançamento ou reuso de efluente final, uso do digestato como fertilizante.
Estiveram presentes no evento cerca de 100 pessoas. O evento foi realizado gratuitamente e apoiado pelas empresas Sicoob, Ademicon, Avesuy e Mastersol. Para o presidente da Ameosc e prefeito de Anchieta, Ivan Canci, utilizar o potencial da geração da criação animal proporcionará desenvolvimento econômico e ambiental na região.
“A avaliação que faço é que está na hora da região utilizar o grande potencial que tem a partir da geração da criação animal, tanto de suínos quanto bovinos, e usar esse esterco para fins de produção de energia e adubo, e, por tanto, gerar riqueza. Os resíduos, que as vezes se tornam um problema, transforma-los em solução criativa para o desenvolvimento sustentável com a geração de energia, retenção de carbono e geração de desenvolvimento econômico e ambiental na região. O seminário apontou nessa direção e a Ameosc trabalhará junto nessa empreitada”, finaliza Canci.