A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – Ameosc, por meio do Colegiado de Educação e em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc e Federação Catarinense de Municípios – Fecam, realizou nesta quinta-feira (22), uma reunião sobre o Programa de Educação para o Desenvolvimento Regional (Proesde), no auditório da Ameosc.
Participaram da atividade secretários e profissionais ligados às pastas de Educação dos municípios de abrangência da associação, tendo em vista a importância de utilizar a educação como ferramenta de desenvolvimento regional. A reunião foi conduzida pelas professoras Tânia e Eliane, que abordaram os diferentes tipos de bolsas de estudo para o ensino superior que os acadêmicos podem acessar, com destaque para o Proesde.
Por meio desse programa, os municípios com baixo índice de desenvolvimento podem acessam parte dos recursos direcionados para a educação e desenvolvidos por acadêmicos beneficiados por esta bolsa. Foi apresentada a normativa, os prazos, como funciona e a construção de projetos sociais que os municípios podem trabalhar para acessarem essas oportunidades.
Na oportunidade, ficou definida a criação de uma comissão regional de projetos sociais, que desenvolverá assuntos e programas para que a universidade dê sequência. Para a coordenadora do Colegiado de Educação e secretária de Educação de Iporã do Oeste, Neusa Beilke, a avaliação é positiva. “Apresentar essas oportunidades e dar os direcionamentos necessários é de suma importância nesse momento. Foi uma iniciativa da Ameosc, com a intenção de contribuir com o desenvolvimento regional por meio de capacitações. Abordamos os quatro tipos de bolsas que os acadêmicos podem acessar, são bolsas oriundas de 5% para arrecadação do Estado que são destinados nos diferentes programas e projetos”, finaliza.