O Colegiado Regional de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) se reuniu nesta quarta-feira (20) para discutir uma série de assuntos de importância para a pasta. O encontro, realizado no auditório da Ameosc em São Miguel do Oeste, iniciou pela manhã e seguiu durante toda a tarde. Participaram do momento a coordenadora do Colegiado, Neusa Beilke, o secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana, secretários e demais profissionais dos municípios abrangidos pela Associação.
Aberta com a apresentação de cada um dos presentes, a reunião contou com a construção de um plano de trabalho coletivo do Colegiado para 2022. Também houve a discussão das demandas que os municípios possuem, dos editais de concursos e seletivos de professores e demais cargos da educação, além da avaliação dos encaminhamentos da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e a possibilidade de realizar um Congresso de Educação Regional com troca de experiências.
Durante o encontro, também foi feito uma avaliação do Fórum da Educação Undime, seguido de almoço, ao meio-dia. No período da tarde, foram feitos os encaminhamentos sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), além de feita a proposta realizar visitas técnicas para enriquecer as experiências e promover inovações na área da educação. Os presentes ainda falaram sobre a gestão dos Planos Municipais de Educação (PME) e como a Ameosc pode auxiliar nesse processo. Outro ponto tratado foi sobre as formações continuadas dos profissionais da área nos municípios. Também, nos assuntos gerais, o secretário executivo, Airton Fontana, apresentou o projeto “Plantando Água”. Os secretários, por meio da secretária de Educação de Santa Helena, Laís Teleken que irá compor a coordenação do projeto, irão contribuir na sua implementação.