A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) comemora neste sábado (31) seu aniversário de 50 anos de fundação. Para celebrar a data, uma solenidade foi realizada na tarde de sexta-feira (30), no auditório da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, após a assembleia ordinária de prefeitos.
Estiveram presentes no evento prefeitos, vices, secretários da região, além de autoridades do Estado, servidores da Ameosc e dos Consórcios e imprensa. Integraram a mesa de honra, o presidente da AMEOSC, o prefeito de Princesa, Edilson Miguel Volkweis, o prefeito anfitrião, Wilson Trevisan, o presidente do Poder Legislativo, Vanirto Conrad, o presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, Claudio Junior Weschenfelder, presidente do Conder e prefeito de Guarujá do Sul, João de Andrade, Presidente do Cis/Ameosc e prefeito de São José do Cedro, o Diretor do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga), Gilsoni Albino, Adir Facio, diretor da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), o ex-presidente da Associação, Irineu Bornholdt, de Mondaí (presidente em 1993) e o também ex-presidente da Associação, Arnaldo Zanella, de Guaraciaba (presidente em 1990).
O presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, destacou em sua fala que é importante a proximidade entre a Federação e os municípios e defendeu que as Associações tem um papel importante nas mobilizações. “Precisamos estar onde o povo está. As coisas acontecem nos municípios. Aquele discurso de ‘Mais Brasil e Menos Brasília’, eu nunca vi na prática. Então as Associações tem um papel fundamental. Deixo meu gesto de parceria e gratidão e a FECAM está a postos para atender as demandas que os municípios tem. Contem conosco”, disse.
Como homenagem pelo reconhecimento pelos serviços prestados, os dois ex-presidentes da Associação, os senhores Irineu Bornholdt e Arnaldo Zanella receberam, cada um, uma lembrança da entidade. Ambos recordaram as mobilizações da época em que presidiram a Associação e disseram se sentir orgulhosos de terem feito parte da história da entidade.
“Jamais pensei em participar de uma solenidade dessas. Em 1990 eu estava na prefeitura e na Ameosc. O tempo que se passou foi reduzindo a minha memória, a minha visão. Mas esse convite eu levarei junto quando eu for visitar o portal do céu. Esse ato de solenidade merece o respeito de todos nós”, salientou o senhor Arnaldo Zanella.
“É uma grande satisfação em participar desse momento memorável. Que o sucesso e o progresso permaneçam e venham cada vez mais para a nossa região”, acrescentou Irinei Bornholdt.
Também foram homenageados os prefeitos dos 19 municípios de abrangência com uma lembrança em reconhecimento da união e parceria pelos assuntos de interesse da região. As servidoras com maior tempo de serviço também foram homenageadas: Iliana Conrad e Angelita Bettoni (ambas com 23 anos de serviço) receberam flores em homenagem ao tempo de serviço prestado.
A cerimônia foi encerrada com pronunciamento do presidente da entidade, Edilson Volkweis, que destacou a importância da Associação ao longo dos últimos 50 anos. “Podemos destacar algumas conquistas e bandeiras que continuamos defendendo. Conseguimos nos últimos anos diversas conquistas, o CONDER uma das principais, que está proporcionando economia para as contas públicas e desenvolvimento na região. Agora nosso principal projeto é a usina de asfalto. Além disso, precisamos usar toda nossa união e força institucional pelas nossas rodovias, a SC-163, a BR-163, a Ponte sob o Rio Uruguai, em Itapiranga, que seria um corredor entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São pautas que, com muita luta, vamos avançar”, disse.
Com a fala do presidente, a cerimônia foi encerrada por volta das 18h com o corte do bolo de aniversário de 50 anos da Associação.
A AMEOSC
Com seu início da união de esforços para melhorar os serviços prestados aos municípios e fundada no dia 31 de julho de 1971, a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina foi a 11ª associação a ser criada no Estado. Fundamental em inúmeras mobilizações regionais, a Ameosc representa atualmente 19 do Extremo Oeste, são eles: São Miguel do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Descanso, Mondaí, Itapiranga, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Iporã do Oeste, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis.
E ao longo desses 50 anos, a união e o trabalho conjunto dos prefeitos dos municípios listados tornou possível uma série de conquistas, as quais vem contribuindo com o desenvolvimento e economia nos municípios. Um exemplo são os Consórcios: o CONDER – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – e CIS AMEOSC – Consórcio Intermunicipal de Saúde.