You are currently viewing Óbitos na região da Ameosc crescem 27,14% nos últimos 20 dias

Óbitos na região da Ameosc crescem 27,14% nos últimos 20 dias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Há um ano, o Brasil notificava os primeiros casos de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. No exterior, inúmeros países – inclusive os de primeiro mundo – já contavam os seus mortos e tomavam medidas rígidas para frear os índices que cresciam rapidamente e deixavam o mundo inteiro aflito.

Não demorou muito para que a situação vista até então à distância, pela televisão ou internet, se tornasse palpável e preocupante também para a nossa realidade. Os números cresciam dia após dia, nos dando real dimensão da gravidade da já oficializada pandemia global.

Doze meses depois, lamentavelmente vivemos o pior momento. Com o colapso no sistema de saúde, o Brasil registrou até esta quinta-feira (18), 287.499 vidas perdidas, sendo 9.247 só no Estado de Santa Catarina. Nos 19 municípios que abrangem a região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), o ano de 2020 fechou com 50 mortes. Em 2021, esse número já subiu para 140 na região.

Outro dado que impressiona é o de registro de confirmações da doença. Até o final do mês de dezembro do ano passado, a região já havia registrado 5.664 casos confirmados de Covid-19. De lá para cá, foram mais 8.212, totalizando 13.876 casos confirmados até o momento.

INTERNAÇÕES E ÓBITOS

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste atende a 30 municípios da região e foi definido pelo Estado como referência para atendimento de pacientes com Covid-19. Frente ao colapso da saúde em Santa Catarina, além dos municípios atendidos, a unidade hospitalar tem recebido demanda de pacientes de outras regiões, além de também já ter tido a necessidade de realizar a transferência de pacientes para outras cidades.

Conforme dados do Hospital, o mês de janeiro teve 73 internações por Covid-19 e 20 óbitos. Com apenas 28 dias, o mês de fevereiro fechou com 109 internações e 38 óbitos pela doença. Já o mês de março, a 12 dias de terminar, registra até o momento 94 internações e 57 óbitos.

Uma análise realizada pela Ameosc aponta que a região Extremo Oeste teve crescimento de 21,19% nos casos confirmados de Covid-19 no período de 28 de fevereiro a 18 de março. Neste mesmo período, Santa Catarina teve aumento de 11,74% no número de confirmados. Em relação aos óbitos, a região também aparece com dados maiores que os do Estado. De 28 de fevereiro a 18 de março, o Extremo Oeste teve um aumento de 27,14%, enquanto Santa Catarina registrou aumento de 21,68%.

Os dados confirmam que os índices na região crescem mais que a média do Estado, o que reforça a preocupação e o apelo dos gestores públicos e dos profissionais da saúde pela conscientização da população. Em todos os municípios abrangidos pela Ameosc, medidas de restrição estão vigentes com o objetivo de barrar o contágio.

A situação é dramática e também depende da comunidade frear a transmissão pelo novo Coronavírus. Tudo isso é possível com atitudes simples como o uso da máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social. A Ameosc e os prefeitos dos 19 municípios da região estão empenhados em diminuir os índices e evitar que mais famílias sintam a dor da ausência e da perda. Faça também a sua parte!