Os secretários e técnicos municipais de agropecuária da região abrangida pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) se reuniram nesta quinta-feira (05), no auditório do Centro de Treinamentos da Epagri (Cetresmo), em São Miguel do Oeste para discutir assuntos relacionados as atividades programadas para o ano de 2020.
O encontro teve início por volta das 8h30 com recepção e coffee breake. Em seguida, foi realizada a apresentação dos programas de incentivo à agropecuária da Administração Municipal de São Miguel do Oeste e das atividades e programas da Epagri Regional para 2020. Representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) também participaram do evento e apresentaram atividades do Instituto para este ano.
“Foi apresentado um pouco dos trabalhos que eles estão realizando com enfoque nessa questão dos silos secadores, um programa que que vem crescendo. Há alguns anos já foram implantados alguns que hoje estão abandonadas e, através de uma nova tecnologia, eles estão reaproveitando esses espaços, otimizando recursos e conseguindo fazer a secagem do cereal, especialmente o milho na propriedade”, explica o secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana.
Ainda durante a reunião, foram repassas informações sobre a nova estrutura de trabalho da CIDASC, incluindo a contratação de novos médicos veterinários. Também foram discutidas as zoonoses e a certificações das propriedades, com o intuito de buscar a identificação de possíveis focos da Brucelose e Tuberculose. Participou do encontro o gerente da Cidasc, Ody Gonçalves. “A equipe de trabalho foi ampliada para sete veterinários na nossa região, uma vez que nós tínhamos dificuldade. Foram contratados cinco novos veterinários e, com isso, então, ampliados os trabalhos que envolvem o controle da sanidade dos animais”, finaliza.
No período da tarde, a programação continuou com uma visita técnica às adaptações do antigo “Paiol Modelo Chapecó” em novo Silo Secador e visita a propriedade da Família Lolato, de São Miguel do Oeste, que construiu o Silo Secador. O trabalho de assistência técnica dos silos é feito pela Epagri.