Com foco na “Preparação dos desastres”, os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) estão reunidos nesta segunda e terça-feira, 17 e 18, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de São Miguel do Oeste para a realização da Oficina de Proteção e Defesa Civil. O evento é uma continuação do II Seminário Regional da Defesa Civil, iniciado no dia 14 de junho. Além dos coordenadores municipais da Defesa Civil, participam do encontro bombeiros, profissionais da saúde e demais áreas de interesse.
Conforme o pesquisador em Gestão de Risco e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Mario Freitas, explica que o objetivo principal é preparar as pessoas para a elaboração dos Planos de Contingência Municipal; Planos Comunitários de Gestão de Risco; e Planos Familiares de Emergência. “São instrumentos que auxiliam os municípios em eventos que podem e devem ser administrados a fim de não se transformarem em crises”, esclarece.
Segundo o professor, os planos incluem informações como o registro de todos os materiais e recursos humanos disponíveis, cenário de riscos do município, mapeamento das áreas e ações que cada instituição parceira pode realizar. “Dessa forma, as cidades estarão mais preparadas para cada situação de emergencia como vendaval, estiagem, ou até mesmo epidemia de alguma doença”, enfatiza.
Fonte/ASCOM ADR São Miguel do Oeste