A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) realizou na noite desta terça-feira (20) em São Miguel do Oeste, a última assembleia geral ordinária com os Prefeitos dos 19 municípios associados. Este foi o sexto encontro do ano e o debate, que envolveu a prestação de contas da entidade, foi em tom de despedida para muitos prefeitos, que já estão encerrando o mandato.
A abertura foi proferida pelo Prefeito de Guarujá do Sul e Presidente da AMEOSC, José Carlos Foiatto, que destacou o papel da entidade frente aos Municípios e agradeceu pela participação ativa dos colegas prefeitos durante sua gestão. Foiatto salientou que apesar de um ano com eleições e momentos críticos na política nacional a região se fortaleceu por meio da união de esforços, e citou como importantes avanços a aproximação com o Ministério Público no combate à corrupção e audiências junto ao Governo Federal e Estadual na defesa dos interesses municipalistas.
Na Prestação de contas, os Chefes dos Executivos municipais receberam informações do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMEOSC) e dos Departamentos Técnicos da associação, o Movimento Econômico e Concursos Públicos, “em 2016, o departamento de concursos da AMEOSC executou 63 certames na região, com a oferta de 740 cargos, dentre ensino médio e superior, e com um total geral de 9.588 candidatos inscritos” observa o Secretário Executivo da AMEOSC, Airton Fontana. Segundo ele, os dados são satisfatórios, e refletem a credibilidade, segurança e transparência da AMEOSC quanto executora dos certames, pois além de possuir uma equipe qualificada, investe constantemente em novas tecnologias para o setor.
Além destes, outros assuntos de ordem geral foram discutidos, incluindo a situação financeira da AMEOSC e a entrega do “Informativo de atividades 2016”, uma publicação anual da entidade que elenca as principais ações e conquistas do ano.
Despedidas
Ao final da assembleia, os prefeitos que deixam as administrações municipais neste ano fizeram seus pronunciamentos de encerramento de mandato, agradecendo a parceria dos demais gestores e a assessoria prestada pela AMEOSC nestes anos de trabalho. Em linhas gerais, os prefeitos foram unânimes em reconhecer a atuação da Associação em prol da autonomia municipal e do aperfeiçoamento da gestão pública.
”Todo o trabalho da AMEOSC é visando ao desenvolvimento integrado da Região Extremo Oeste e à qualidade de vida da população. Um trabalho que visa contribuir para o fortalecimento da entidade como referencial na luta e participação do Movimento Municipalista e que, inclusive, está pautado na contribuição para o aprimoramento contínuo da gestão pública municipal”, cita o presidente da entidade. Foiatto deixará o comando da Associação em 31 de dezembro e será sucedido pelo prefeito eleito de Guarujá do Sul para a próxima gestão, Cláudio Junior Weschenfelder.
ASCOM/AMEOSC