Os prefeitos eleitos da região da AMEOSC desembarcaram em Brasília nesta segunda-feira (07), onde participam até quarta-feira (09/11), dos três dias do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento é voltado para gestores do Sul e do Nordeste do país. De acordo com a CNM, quase dois mil chefes dos executivos municipais das duas regiões devem passar pela Capital Federal.
Conforme o Secretário Executivo da AMEOSC, Airton Fontana, que acompanha a comitiva dos 17 Prefeitos da Região em Brasília, este Seminário de Novos Gestores serve para o repasse de informações sobre todos os assuntos e precauções necessárias para início de mandato. “No encontro os participantes recebem orientações jurídicas e financeiras. Além disso, recebem alertas e orientações para uma gestão eficiente durante todo o exercício, de 2017 a 2020”, afirma Fontana.
Programação:
No primeiro dia de encontro, a plateia teve a oportunidade de fazer perguntas e aprofundar os assuntos sobre determinadas leis vigentes, como a que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a que trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Além disso, a importância da atuação do movimento municipalista no Congresso Nacional e o impacto disso nos governos locais também receberá destaques durante a ampla programação dos encontros.
Agenda dos Prefeitos do Extremo Oeste em Brasília
Nesta terça-feira (08), segundo dia de evento em Brasília, os prefeitos da região da AMEOSC estiveram em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Elder Barbalho e senadores Paulo Bauer e Dário Berger. O objetivo da audiência foi tratar de projetos de investimentos nos 19 municípios de abrangência da AMEOSC.
Conforme o Secretário da AMEOSC, na audiência, o Ministro comprometeu-se em trabalhar junto ao Governo Federal para prever orçamento visando atender as demandas da região Extremo Oeste de santa Catarina.