Da Região Extremo Oeste de Santa Catarina, participam Servidores Municipais dos Municípios de São José do Cedro, Paraíso, Bandeirante e Tunápolis
Qualidade no atendimento aos proprietários e rigor nas informações relativas ao cadastro de imóveis rurais. Com estes objetivos, a superintendência do Incra em Santa Catarina está realizando, em sua sede, um curso de capacitação dirigido a representantes das Unidades de Cadastro Rural que atuam em 44 prefeituras catarinenses. Iniciado na última segunda-feira (27), e com duração de cinco dias, o curso permitirá que os participantes estejam aptos a realizar a análise de documentos, o preenchimento e a atualização de cadastros rurais.
Com a modernização do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), realizada pelo Incra a partir de abril de 2015, todo o procedimento de cadastro e atualização de dados se tornou inteiramente digital. Boa parte das informações que alimentam esse sistema passou, então, a ser lançada diretamente a partir do próprio município pelos servidores que compõem a rede de serviços do Incra. Em Santa Catarina, essa rede de Unidades Municipais de Cadastramento (UMC), é composta por 288 dos 295 municípios do estado.
O público do treinamento oferecido pelo Incra/SC é composto por representantes de UMCs que foram recentemente nomeados para a função e por aqueles que receberam apenas um treinamento. O curso, ministrado por dois Servidores vinculados a Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária, está estruturado de forma a permitir que o treinando tenha contato com os conceitos básicos sobre cadastro rural, aprenda a acessar o sistema e efetue a análise e lançamento dos dados. A legislação permite que os representantes das UMCs façam lançamentos com informações de imóveis que possuam até 15 módulos rurais. A permissão para o acesso ao sistema, entretanto será concedida apenas àqueles que obtiverem melhor aproveitamento ou que possuam maior experiência na atividade.
Conhecimento
Lorinda Silvestre Vargas, Chefe de Setor da Secretaria de Agricultura de São José do Cedro, pela primeira vez recebe o treinamento do Incra. Para ela, a capacitação é essencial para exercer suas funções com competência, pois poderá melhorar o atendimento aos proprietários rurais, que se sentirão amparados com os serviços do Incra prestados no próprio Município.
AMEOSC, com informações do INCRA