A qualidade e a satisfação dos cidadãos quanto a determinados serviços públicos está sob avaliação. Cinco serviços nacionais deverão passar pelo crivo do projeto, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): marcação de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de carteira de trabalho, de motorista, de identidade e segunda via de registro de nascimento.
Após diagnóstico, o BID se comprometeu a disponibilizar um método de simplificação dos serviços. O documento deve abordar pontos-chaves para o aprimoramento das iniciativas avaliadas.
O primeiro serviço a ser analisado será emissão e registros na carteira de trabalho. Essa avaliação está prevista para acontecer até o primeiro semestre de 2017. O órgão responsável no país por acompanhar a execução da ação será o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em parceria com o Ministério do Trabalho, responsável pela prestação do serviço. O levantamento no Brasil envolverá a participação dos estados da Bahia, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Redes sociais como ferramenta
A ferramenta utilizada para a pesquisa nessa etapa será o Facebook, escolhido por ser um canal digital simples, centralizado, de baixo custo, já conhecido pelos usuários e amplamente utilizado pelo público-alvo da pesquisa.
O cidadão poderá opinar a respeito de questões que buscarão identificar as suas expectativas, nível de satisfação, confiança na instituição prestadora e no governo em geral. As questões serão agrupadas nas dimensões de: processo (tempo, quantidade de etapas, custos e utilidade percebida), desempenho dos funcionários no atendimento, comodidade dos locais de prestação dos serviços, acesso à informações e requisitos de atendimento.
AMEOSC, com informações da Agência CNM