You are currently viewing INCRA – Unidades Demonstrativas difundem inovações técnicas no campo

INCRA – Unidades Demonstrativas difundem inovações técnicas no campo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

As equipes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) implantaram, de março a dezembro de 2015, 125 Unidades Demonstrativas (UD) em assentamentos da reforma agrária em Santa Catarina. A atividade é uma das previstas nos Termos de Referência dos contratos assinados entre o Incra/SC e a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) e tem como objetivo instalar espaços para a difusão de inovações técnicas.

A ideia é que as UDs permitam a observação e experimentação coletiva sobre questões tecnológicas, econômicas, sociais e ambientais que envolvem o manejo dos recursos naturais e a gestão da unidade produtiva. As unidades foram instaladas, em sua maioria, em lotes das famílias assentadas, escolhidos em assembleias realizadas nas comunidades.

Coube aos técnicos dos Núcleos Operacionais de Ater planejar, junto com as comunidades e sob supervisão do Incra, quais as temáticas de cada UD, de acordo com as necessidades de cada localidade. Os insumos necessários para a instalação foram assegurados nos contratos.

Melhoria e redução dos custos
A busca por melhorias técnicas e adequação ao custo de produção nas principais cadeias produtivas em que estão envolvidos os assentados aparecem como motivação da maioria das UDs instaladas. Neste mês de fevereiro, por exemplo, duas unidades inauguradas abordaram diferentes temáticas acerca da produção de leite, principal fonte de renda nos assentamentos catarinenses.

Em Fraiburgo, no Meio Oeste do estado, uma UD foi instalada no último dia 12 no assentamento São João Maria II, a fim de garantir aquecimento solar para sala de ordenha. A intenção é higinenizar os equipamentos utilizados para produção leiteira, mas economizando energia elétrica. “Foi aí que chegamos ao sistema de aquecimento solar com uso de boiller, que se trata de um sistema simples, relativamente fácil de ser instalado que vai aquecer a água via luz solar, podendo chegar a 50ºC”, explica o técnico Fábio Chagas. A expectativa é reduzir a conta de energia e, consequentemente, o custo de produção.

Já no assentamento Entre Rios, em Paraíso, Extremo Oeste do estado, as 66 famílias assentadas puderam acompanhar, no último dia 18, a apresentação da UD sobre diferentes cultivares de pastagens para gado de leite, instalada no lote da família de Geferson e Rosane dos Passos. “Apesar do mau tempo as famílias compareceram e foi um sucesso”, relatou o técnico Etson Bagnara. Até março, as equipes de Ater estão em campo executando as atividades referentes ao último contrato e concluindo a instalação das unidades planejadas em 2015.

 

fonte: ASCOM/INCRA