Lideranças Políticas, Sindicais e Comunitárias da Região Extremo Oeste de Santa Catarina, estiveram reunidas na manhã de hoje (09 de julho) no auditório do Instituto Federal em São Miguel do Oeste, para o Evento de Lançamento e Implementação do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (PISACOOP) do Ministério da Agricultura.
O Evento, organizado pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, reuniu Secretários Municipais, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, representantes do Governo do Estado, Sindicatos, Entidades e demais lideranças ligadas a atividade agropecuária na região.
De acordo com o Presidente da AMEOSC, Enoí Scherer, a implementação do PISACOOP foi definida durante audiência no dia 15 de junho de 2015 com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Caio Rocha. Scherer destaca que o evento de lançamento do Programa serve para a definição de um cronograma de ações”,
Airton Fontana, Secretário Executivo da AMEOSC destaca que “O foco principal do PISACOOP é a implantação de Unidades Comparativas (UCs) na área do produtor para levar a consciência da organização social e o alcance da viabilidade econômica por meio da diminuição dos custos de produção, produtividade maior, melhor lucratividade e agregação de valor aos produtos, além de proporcionar maior inclusão social. ”
Adilson Reinaldo Kososki, diretor responsável pelo PISACOOP, que esteve participando do evento, apresentou os objetivos do Programa, expondo também, ações realizadas em outras Regiões, tal como em Municípios do Estado do Paraná. Kososki, destacou ainda, os resultados obtidos através do Programa.
Quanto à implementação das Unidades Comparativas-UCs. “As ferramentas utilizadas na implantação e no desenvolvimento das Ucs vão desde a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, até as Boas Práticas Agropecuárias, bem-estar animal, plantio direto, dentre outros sistemas e tecnologias sustentáveis disponíveis. ” Enfatizou o Diretor Responsável pelo PISACOOP.