O secretário de Agricultura Zeno Hammerschimitt do Município de Tunápolis alerta: Com a situação, o prejudicado é o produtor e o município, por isso, é imprescindível a informação do valor conforme venda.O produtor que não emite nota e não a preenche corretamente, não será mais incluso nos programas da secretaria de Agricultura, inclusive, quem não possui nota, terá dificuldade de encaminhar a aposentaria, alem de outras questões que podem complicar avida do produtor.Segundo o secretário,o produtor não terá nenhum custo a mais de preencher a nota com o real valor de venda, ao contrário, só tende a ganhar.
No próximo ano, cada produtor será avaliado: se não apresentar movimento Econômico em nota de produtor, não mais será contemplado com serviços da administração municipal, em alguns casos, propriedades não serão mais atendidas por sonegar valores. “Se o produtor não tem nota ou sonega valores seraim importantes para o desenvolvimento do município, nós não temos obrigação de fazer serviços para ele”justifica. Entre os serviços hoje oferecidos pela secretaria de Agricultura está o Programa Mais Produção, auxílio de horas terceirizadas de máquina, inseminação artificial, serviços de máquinas, entre outros.
“Se você produtor tiver dificuldades em preencher a nota, procure a secretaria da Agricultura para orientações e o correto e preenchimento”.
O secretário ainda informa o produtor rural-vendedor de animais-que para a emissão do GTA, ele mesmo deve comparecer na CIDASC, pois não mais será emitida a nota e entregue para terceiros ou para comprador de animal.”Houve casos em que o produtor comercializou o animal por um valor, mas a nota continha outro.Muitas vezes, o produtor não dá atenção para esse fator, contudo, em alguns casos, os frigoríficos preenchem a nota e os valores não são os reais.é necessário que o produtor seja mais rígido, verifique a nota imediatamente, de preferência, não deixe o comprador preenchê-la”.
Outra Situação que chama atenção é que ainda existem produtores que não emitem nota mensal da venda do leite.
“Quem não emitir notas, não mais receberá auxílios”,reforça o Secretário.