You are currently viewing São João do Oeste terá plano de saneamento básico

São João do Oeste terá plano de saneamento básico

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A iniciativa partiu do governo do Estado e o custo vai ser pago pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Em todo o Estado vão ser beneficiados cerca de 179 municípios e o investimento será de dez milhões de reais. A empresa Prosul venceu a licitação e tem seis meses para confeccionar o plano de saneamento de mais outros 23 municípios da região. O mesmo prevê soluções para o sistema de água, esgoto e coleta do lixo.

Nesta primeira fase vão ser beneficiados os municípios com até dez mil habitantes. O governo dividiu o Estado por regiões hidrográficas para contratação de consultoria. A assinatura dos contratos e dos termos de cooperação foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O evento contou com representantes dos municípios beneficiados e do Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini.

Na bacia do Rio Peperi-Guaçú os municípios beneficiados são: São João do Oeste, Santa Helena, Tunápolis, Bandeirante, Belmonte, Descanso, Guarujá do Sul, Paraíso e Princesa.

Segundo Onofre Santo Agostini, este estudo vai demonstrar qual setor deve receber mais atenção do poder público.

Há poucos dias São João do Oeste realizou uma reunião de estudos em preparação para a conferência intermunicipal das cidades que ocorreu na cidade de Itapiranga. A realização desse evento foi uma iniciativa do governo do estado e SDR de Itapiranga.

Conforme o prefeito em exercício, Valdir Grasel, o maior problema do município na área de saneamento básico é o tratamento de esgoto. Acrescenta que, por enquanto não há estimativa de quanto vão custar todas as obras de saneamento no município. "O plano de saneamento vai esclarecer o valor exato dos investimentos necessários".

Para o secretário estadual de desenvolvimento sustentável, Onofre Santo Agostini, o maior desafio é confeccionar o plano. De acordo com ele, há recursos para a realização de obras de saneamento tanto no governo estadual quanto no governo federal. E se necessário, muitos bancos internacionais também financiam este tipo de projeto.

Durante o projeto de elaboração do plano de saneamento vão ser realizadas quatro audiências públicas em cada município contemplado. A intenção é garantir ampla participação e divulgação das propostas que o plano deve prever.

Conforme o IBGE, o sistema de água alcança 90% dos domicílios catarinenses. Mas em relação a coleta de esgoto Santa Catarina ocupa o segundo pior lugar do país. Aqui no estado a rede de esgoto alcança apenas 20% das residências enquanto no Brasil a média é de 55%.
A coleta de lixo também preocupa. 91% dos domicílios urbanos de Santa Catarina são atendidos pela coleta de lixo, mas na área rural não há coleta. Nas comunidades do interior o lixo doméstico normalmente é enterrado nem sempre de forma adequada.

O objetivo do plano de saneamento é melhorar as condições de saúde pública, a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. Fique atento nos dias em que vão ser realizadas as audiências públicas no município e participe.

Leia Também:
27/01/2009: São José do Cedro receberá sistema de saneamento básico
17/07/2009: Secretaria de Obras de S. José do Cedro segue recuperando estradas

 

Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de São João do Oeste