Ao finalizar o primeiro ano de mandato o chefe do poder executivo elenca algumas dificuldades e também destaca várias conquistas para o município de São João do Oeste. Dividimos a fala do prefeito, Sérgio Theisen, em vários tópicos. Acompanhe:
Experiência e compromisso público
O primeiro ano como prefeito municipal foi uma experiência muito positiva. Estivemos dando encaminhamento às atividades sempre na preocupação de estar assumindo e respondendo diante daquilo que nós nos comprometemos junto á população de São João do Oeste.
Adversidades do primeiro ano
Enfrentamos uma das maiores estiagens que fez com que todos os funcionários tivessem que trabalhar intensamente para amenizar dificuldades. Mas não foi somente a administração municipal que sofreu com essas adversidades. Logo em seguida houve o período de chuvas intensas que também dificultaram o prosseguimento normal das atividades em vários setores. Nesse ano arrecadamos menos. Em 2008 a menor parcela do FPM ao município foi de 220 mil reais. Em 2009 tivemos quatro parcelas onde a receita foi menor do que a menor de 2008.
Obras e ações
O número de atividades positivas e de acertos foi muito grande. Entre muitas gostaria de destacar algumas. Houve o asfaltamento de diversas ruas da cidade e também uma rua no interior. Foi adquirido um caminhão traçado, uma retroescavadeira, um veículo para o setor de saúde, veículo para o setor administrativo. Foi concluído o ousado projeto encaminhado pela administração anterior que foi trazer água do rio Uruguai. Aconteceram aquisições importantes como a área de terra para ampliação do espaço físico para a Expo São João. Houve a canalização do córrego que separa o ginásio municipal da nova área adquirida. Foi adquirido uma área de terra no centro da cidade para futuramente instalar o centro municipal de saúde. A aquisição das duas áreas tem custado mais de 400 mil reais. Cumprimos umas das principais metas estabelecidas no plano de governo que foi a triplicação do valor do bônus aos agricultores. Foi repassado um valor superior a 670 mil reais em bônus. Estou feliz porque esses recursos estiveram incrementando o comércio e a indústria do município e fizeram crescer o movimento econômico. Estivemos dando prioridade a todos os setores essenciais de todas as secretarias. A prioridade sempre foi atender muito bem a população.
Setor de transportes e obras
Em 2009 nós desempenhamos diversas atividades e gostaria de citar que no mês de outubro estivemos verificando a lotação de seis novos chiqueirões. Tivemos também inúmeras mudanças relacionadas a acessos a propriedades rurais. A quantidade de serviços efetuados em muitas propriedades foi elevada. Todas essas atividades muitas vezes dificultaram a execução de serviços públicos. As estradas do município estão em situação satisfatória de trafegabilidade e temos certeza de que em 2010 estarão melhorando.
Investimentos previstos
Nos últimos dias recebemos a confirmação de recursos para que no início de 2010 possamos adquirir uma escavadeira hidráulica. Também temos discutido com os secretários municipais e estaremos efetuando a aquisição de um rolo compactador muito mais potente e com maior peso. Com isso podemos dar uma atenção maior para a melhoria de estradas que é um compromisso do poder público. Vamos discutir com a comunidade de Jaboticaba a implantação de uma rede de água. Além desses destaques teremos a continuidade normal dos demais setores.
Leia Também:
– Mesmo com servidores em férias Secretaria de Obras de Guarujá recupera estradas do interior
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de São João do Oeste