A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba encerrou neste mês de junho os trabalhos de silagem desta safra, iniciada em dezembro do ano passado. Foram feitas 3.562 horas e atendidos 627 produtores, uma média de 5,68 horas/produtor. A secretaria disponibilizou 12 máquinas para o trabalho, sendo oito terceirizadas e quatro do Município. O roteiro foi organizado por regiões abrangendo de duas a quatro comunidades para agilizar o trabalho do operador.
Conforme lei municipal de incentivo, os produtores recebem subsídios de 40 a 60% na hora de silagem, dependendo do tamanho da propriedade que possuem. Até 10 hectares 60% de desconto, de 10 a 20 hectares 50% e acima de 20 hectares 40%. Conforme o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jacir Scapin, só não foi possível fazer mais horas de produção de silagem porque devido a estiagem no período, a plantação amadureceu mais depressa e a secretaria não pode seguir o cronograma elaborado.
Scapin esclarece que a produção de silagem é uma das atividades do Programa Leite é Vida desenvolvido pela Secretaria de Agricultura com o objetivo de auxiliar os produtores e melhorar a produção leiteira no Município. A produção de silagem é uma das prioridades da Administração Municipal contemplada através do Orçamento Participativo. Para ampliar cada vez mais o número de produtores atendidos, nesta safra foram terceirizadas 1.700 horas e o Município também aumentou sua estrutura, disponibilizando mais um trator, um carretão e uma ensiladeira, totalizando quatro tratores equipados. Segundo Scapin, para este ano há um projeto encaminhado ao Governo Federal, através de uma emenda do Deputado Federal Cláudio Vignatti, para compra de um trator e dois carretões basculantes para auxiliar na próxima safra.
Com a conclusão do trabalho de silagem, a Secretaria inicia a distribuição de adubo orgânico, contando com três tratores e um caminhão. O produtor interessado neste serviço deve fazer o agendamento com o conselheiro da comunidade.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Bom Dia SC