You are currently viewing Moradores realizam mutirão e festejam açúde comunitário em São João do Oeste

Moradores realizam mutirão e festejam açúde comunitário em São João do Oeste

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Administração municipal conclui reservatório de água para uso coletivo na localidade de Itacuruçú. Na manhã de sábado (04) o prefeito, vice-prefeito e secretários reuniram-se com moradores da localidade para efetuar o plantio de 150 mudas de árvores nativas e gramíneas ao redor do reservatório. Ao meio dia houve almoço de confraternização preparado por funcionários da Epagri e moradores. O depósito fica na propriedade de João Rodrigues, na divisa das comunidades de Itacuruçú e Catres, e ocupa uma área de aproximadamente um hectare. A localização num dos pontos mais elevados do município facilita a distribuição de água para propriedades da localidade em períodos de estiagem.

Conforme o prefeito, Sérgio Theisen, o entendimento dos moradores e da administração municipal foi de que esse reservatório poderia estar atendendo grande número de propriedades e se tornar uma água comunitária. Acrescenta que, o proprietário do terreno concordou em ceder a área e a prefeitura auxiliou com serviços de máquinas.

Segundo o prefeito, ficou definido que a administração do açude seria comunitária e que ficaria a disposição dos moradores da localidade quando necessitassem. Lembra que, a prefeitura e o proprietário da área firmaram contrato para fins legais. "O que nos satisfaz é a forma coletiva como todo o projeto aconteceu. Foram duas reuniões da administração municipal com os moradores da comunidade. Houve envolvimento da secretaria de transportes e obras, secretaria da agricultura, Epagri, Camicro e moradores. Estamos satisfeitos porque representou o anseio da comunidade e da administração".

Segundo o prefeito, é necessário agradecer o envolvimento de todas as pessoas que participaram e ajudaram para que o açude comunitário pudesse ser viabilizado. Lembra que, o próximo passo será a discussão do encanamento da água. "Surpreendeu a todos a grande quantidade de água que já tem no depósito".

De acordo com o proprietário do terreno e morador da localidade, João Rodrigues, a população percebeu que esse trabalho poderá ser de extrema utilidade para o enfrentamento de futuras estiagens. Conforme Rodrigues, o principal problema em períodos de estiagem é no abastecimento de animais. "Me surpreendi com o espírito comunitário das pessoas porque muitos moradores ajudaram com mão-de-obra", salienta.

O depósito foi concluído com a participação de Motoniveladora (Patrola) por 26 horas, Retroescavadeira com 20 horas, Carregadeira com 12 horas trabalhadas e Caminhões Caçamba com a remoção de 413 cargas de terra. Um trator de esteiras terceirizado trabalhou por 59 horas. O investimento da prefeitura foi de R$ 16.186,00.

Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de S. João do Oeste