Durante toda a última semana a Secretaria de Saúde de São José do Cedro promoveu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O roteiro abrangeu todas as comunidades do interior do município, com atendimento o dia inteiro, levado a toda população cedrense. Este sábado, dia 20, foi o dia D da campanha, com vacinação na escola Cebem, na escola Promorar e no Centro Municipal de Saúde, das 8h às 17h.
São José do Cedro abriga cerca de 900 crianças em idade de receber a imunização, de 0 a 5 anos, e 90% delas já receberam a gotinha. De acordo com a diretora da Secretaria, Sônia Fernandes, ao longo desta semana os outros 10% serão imunizados. Ela diz que muitas famílias levaram seus filhos já na segunda-feira, dia 22. O número de crianças atendidas estava dentro da meta da Secretaria, e deve completar 100% até o fim da semana.
A poliomielite é mais comum em crianças (paralisia infantil), mas também pode ocorrer em adultos. A transmissão do pode acontecer pelo contato fecal – oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças pequenas, ainda sem hábitos de higiene, estão sob risco. A doença também pode ser disseminada por contaminação fecal de água e alimentos.
O período entre a contaminação e o início dos sintomas varia entre 3 e 35 dias. Os sintomas podem ser semelhantes a outra infecções respiratórias, como febre e dor de garganta. Na maioria dos casos o sistema imunológico do organismo destrói o vírus antes da paralisia. Os órgãos mais atingidos são cérebro, e o coração e o fígado. A multiplicação nas células do sistema nervoso (encefalite) pode ocasionar a destruição de neurônios motores, o que resulta em paralisia.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de S. José do Cedro