Na última sexta-feira (22) a Vigilância Sanitária esteve realizando vistoria nas alas cirúrgica e obstétrica do Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira. Após a vistoria a Vigilância liberou as alas que haviam sido interditadas no dia 31 de março desse ano.
Conforme informou o Secretário Municipal da Saúde, João Stahl, a interdição se deu devido a problemas de fluxo e estrutura física comprometida. Desde então a secretaria se mobilizou para solucionar tal problema. O primeiro passo dado foi o desenvolvimento do projeto de readequação e reforma que na sequência foi encaminhado a Vigilância Sanitária que aprovou e liberou o início das obras.
"A reforma consistiu na derrubada de paredes e a construção de novas, além de instalação de barreiras físicas, retiradas de janelas, colocação de ar condicionado e troca de mobiliário, tudo isso com recursos do município" declararou o secretário. Ele lembra ainda que está em andamento um projeto de reforma completa do Hospital Municipal.
O atendimento dos procedimentos cirúrgicos, partos e cesarianas, já foi retomado ainda na sexta-feira, o que segundo João é muito bom para a população que agora conta com um atendimento de maior segurança e qualidade.
Quanto à situação de alguns postos de saúde do município que também foram interditados, devido às péssimas condições das instalações, o secretário informou que as providências já estão sendo tomadas, como é o caso do Posto de saúde do Bairro Três Fronteiras, onde a obra de reforma está em licitação, para que a unidade retome o quanto antes o atendimento. Já os postos de São Pedro Tobias, Bairro União e Jorge Lacerda, estão com os projetos em fase de readequação com as exigências da Vigilância Sanitária, e dentro dos próximos dias serão encaminhados para aprovação para que as obras sejam licitadas e iniciadas.
Para finalizar João informou que está sendo encaminhada uma solicitação de recursos para a construção de um novo Posto de Saúde Central. O local ainda não foi definido, mas a pretensão é que ainda nesse ano a construção seja iniciada.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de Dionísio Cerqueira