Guaraciaba dá inicio nas reuniões do Orçamento Participativo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Administração Municipal de Guaraciaba iniciou na terça-feira (19) as reuniões do Orçamento Participativo (OP), na comunidade de Guatapará Baixo. Serão 44 encontros nas comunidades do interior e na cidade, que irão prosseguir até o dia 19 de junho. O objetivo do Orçamento Participativo é a participação ativa da população na definição das prioridades de investimento público. Os encontros do Orçamento Participativo são um espaço onde a comunidade e governo decidem juntos onde e como investir.

As prioridades indicadas pelas comunidades são pontuadas por ordem de indicação, sendo que a primeira vale cinco pontos, a segunda quatro pontos, a terceira três pontos, a quarta dois pontos e a quinta um ponto. A Secretaria de Administração e Finanças faz a tabulação das indicações, verifica a disponibilidade de recursos, analisa as prioridades definidas por secretaria para compatibilizar os recursos com a Lei de Diretrizes Orçamentária e com o Plano Plurianual. Após isso, é realizada a assembléia geral, em que os conselheiros do OP se reúnem para avaliarem as prioridades indicadas e votarem em quais serão incluídas no orçamento para serem executadas no ano seguinte. Depois de aprovadas, as prioridades são incluídas no projeto de Lei Orçamentária e envidas à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

O Prefeito Ademir Zimmermann ressalta ainda que durante as reuniões do OP, a Administração Municipal também fará a prestação de contas das atividades desenvolvidas neste ano, explanando para a comunidade onde estão sendo investidos os recursos públicos e quais os projetos que estão em andamento. Zimmermann lembra que é muito importante a participação da comunidade, pois é através do OP que a municipalidade poderá estar atuando conforme o interesse público e planejar os investimentos para obras que atendam o coletivo.

Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de Guaraciaba