De acordo com o Agente da Dengue, Valmir Ziglioli, mais um foco da dengue foi encontrado em São José do Cedro. Em uma lata de tinta, no centro da cidade, próximo ao local onde foi encontrado o último foco, em fevereiro, os agentes encontraram nove larvas do mosquito da dengue.
Ziglioli diz que há muito tempo é feito um trabalho de conscientização da sociedade e controle dos focos do mosquito. As pessoas são orientadas a não deixar lixo exposto onde possa acumular água, seja em casa ou em terrenos baldios. Deve haver o máximo de cuidado com vasos de plantas e com as bromélias, que acumulam água limpa, local propício para o desenvolvimento das larvas. "Sozinhos, os agentes e a prefeitura não vão combater a dengue", disse o agente. Ele informa que a população não está colaborando na luta em prevenção à dengue e que, nos últimos meses, houve uma negligência significativa nos cuidados com a doença. Ziglioli lembra que a prevenção deve ocorrer diariamente. Para a dengue não há um época de prevenção ou um dia D. Todos os dias é dia de se prevenir contra a produção das larvas e isso é um trabalho, sobretudo, da população. Os agentes visitam 35 armadilhas semanalmente, além de 20 pontos estratégicos e visitas nas casas.
De acordo com Ziglioli, as larvas encontradas não possuem o vírus da dengue. Guarujá do Sul, por exemplo, tem apresentado muitos focos nos últimos meses. Foram 50, em 2008, contra apenas oito em SJCedro. Na Argentina, país vizinho da região, não se tem uma relação exata do controle da dengue, onde pode ou não, haver o vírus. "Basta que uma pessoa contaminada seja picada por um desses mosquitos que estão se proliferando na região, e haverá uma epidemia. Depois disso, não teremos mais nenhum controle", alerta Ziglioli. Ele diz que a população não tem idéia da gravidade da dengue e da facilidade na contaminação. Declara, também, que não se pode esperar que aconteça o pior para que haja ação. A população deve começar, imediatamente, a se precaver e manter os terrenos e casas livres de água parada e limpa.
Ziglioli informa que, se qualquer pessoa tiver alguma dúvida e precisar de orientação sobre as precauções, que procurem os Agentes da Dengue na Secretaria de Saúde de São José do Cedro.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de S. José do Cedro