Prefeito de Guarujá do Sul se reúne com representantes de empresas de laticínios do município

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito, Celso Taube, PMDB, se reuniu na manhã da última sexta-feira (17) em seu gabinete, com representantes das empresas de laticínios que têm produtores do município. Também participaram da reunião o secretário de Agricultora, o presidente da Câmara de Vereadores e representantes da ICASA. O objetivo foi discutir a sanidade animal, principalmente a questão dos exames de brucelose e tuberculose em bovinos. É que nas cidades vizinhas foram confirmados dessas doenças. Inclusive animais foram abatidos.

O prefeito manifestou o interesse em fazer uma campanha para que os produtores efetuem os exames. Ele lembra que as doenças são transmissíveis, inclusive pelo leite e seus derivados a humanos. Para a concretização da campanha será firmada parceria entre as empresas de laticínios, Secretaria Municipal de Agricultura e Instituto ICASA. O objetivo é a conscientização dos agropecuaristas sobre a importância na realização dos exames de diagnóstico dessas doenças. O custo médio de cada exame é de R$ 15 por animal. O prefeito disse que buscará uma parceria com os laboratórios da região para reduzir.

No encontro, Taube e o secretário de agricultura pediram o apoio das empresas para que estas orientem os produtores de leite para que façam à emissão da nota de produtor. "Sabe-se que as empresas de laticínios estão emitindo a nota de compra do leite, contudo, é necessário que o agricultor destaque a sua nota do bloco, visando garantir o movimento econômico do município e para que receba futuros benefícios dentre os quais o direito de aposentadoria", salientou o chefe do Executivo. Além disso, o Conselho Municipal de Agricultura já aprovou para vigorar, a partir de 2010, o incentivo para a hora máquina da prefeitura que será calculado pelos valores das notas de produtor destacados durante o exercício de 2009. "A nota de produtor deverá ser destacada em cada venda de produto efetuada pelo agricultor, inclusive o leite", finaliza o prefeito.

Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de Guarujá do Sul