A preocupação com questões ambientais se torna cada vez mais presente na realidade da população e os programas de conscientização ficam em evidência no cenário educacional. Também preocupado com o meio ambiente, São José do Cedro dispõe para as escolas mais um projeto em prol da natureza.
De acordo com a Secretária da Educação, Judite Deicke, a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) está promovendo o projeto "Verde é Vida", com a finalidade de desenvolver programas de ação sócio-ambiental. As unidades de ensino cedrenses que estão participando do projeto são a Escola Municipal Cebem São Cristóvão, Escola Municipal 21 de Novembro e Escola Municipal Osni Medeiros Régis, no distrito de Mariflor.
O projeto "Verde é Vida" auxilia na produção de uma horta em cada escola, preparada e cuidada pelos próprios alunos, estimulando o interesse no cultivo de hortaliças, além de possibilitar o aprendizado de lidar com a terra. Outro segmento do "Verde é Vida" é a coleta de sementes de árvores nativas, também feita pelos alunos. De acordo com Judite, ainda será definido um dia e local para fazer a coleta das sementes na natureza. Após a coleta, as sementes serão enviadas à Afubra e redirecionadas à Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os estudantes da universidade farão a seleção e germinação das sementes, que retornam a São José do Cedro jáem forma de mudas para o plantio.
Deve ser realizado um estudo prévio dos locais as mudas serão plantadas, como leitos dos rios que banham o município, e propriedades agrícolas que se interessem pelo reflorestamento das terras. Na opinião de Judite, o interesse nas questões ambientais é de grande importância, levando em conta a realidade do planeta. Ela diz que desenvolver esse interesse nas crianças é o melhor caminho para um futuro saudável.
Captação de recursos
Judite Deicke também informa que a Secretaria de Educação está realizando o Plano de Ações Articuladas, um programa do Governo Federal, onde será feito uma reavaliação da realidade educacional do município. Judite explica que todos os dados necessários devem ser levantados, como número de unidades de ensino, de professores, de alunos, entre outros. Os dados atualizados serão encaminhados ao Governo Federal, para que haja ciência da situação real da educação em SJCedro e, dessa forma, sejam disponibilizados recursos federais para investimento no setor.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de S. J. do Cedro