O Museu Municipal Ida Schneider está desenvolvendo um amplo trabalho de recadastramento histórico de todas as comunidades do interior de Tunápolis. A responsável pelo Museu, Sueli Bisollo explica que o trabalho visa melhorar e ampliar os arquivos e acervo histórico do local. De acordo com ela, visando o desenvolvimento desse trabalho e o sucesso do mesmo, é necessária uma ampla colaboração dos moradores das próprias comunidades, especialmente os que tenham lembranças, dados, documentos e fotografias desses locais no início da colonização.
Sueli Bisollo ressalta que no Museu Municipal existe um questionário com dados como a data da fundação, primeiros registros de nascimentos, justificativa do nome da comunidade, fundadores, dados religiosos e da primeira escola, entre outros. A solicitação é para que as pessoas que tenham esses dados ou possam colaborar de alguma forma para a formulação desse histórico, compareçam no Museu Municipal.
Também são importantes fotos antigas da comunidade, uma vez que a intenção é confeccionar um banner onde será contada a história da localidade, de forma resumida, com dados e fotos. Além disso, todo esse acervo histórico e os arquivos ficarão reunidos e conservados no Museu. A responsável salienta que esse trabalho é fundamental para que a história de um povo não caia no esquecimento.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de Tunápolis