A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba está em ritmo acelerado neste inicio neste ano. A produção de silagem que iniciou no final do mês de dezembro, já temjaneiro com 1.802 horas trabalhadas e com 305 produtores atendidos. Nesta safra a Administração Municipal está com 12 máquinas trabalhando na silagem, sendo 4 da Prefeitura e 8 terceirizadas. Segundo o Secretário Jacir Scapin, a previsão é que até o final desta safra sejam trabalhadas 4 mil horas e atendidos mais de 700 produtores.
O serviço de silagem está sendo feito seguindo roteiro por comunidade conforme o agendamento feito pelos agricultores na Secretaria de Agricultura. Scapin orienta que quem ainda não fez o agendamento deve passar na secretaria para fazer, facilitando assim a organização do roteiro. Conforme decisão do Conselho Municipal de Agricultura nesta safra estão sendo feitas oito horas por família ou propriedade e não mais por titular de bloco de produtor rural. O Secretário orienta ainda que os agricultores se organizem para que toda a silagem seja feita numa única vez que a máquina vai à propriedade.
A Secretaria de Agricultura também já iniciou os trabalhos do programa de inseminação artificial para o gado leiteiro. No próximo dia 10 de fevereiro, às 13h30, será feito o primeiro abastecimento de nitrogênio deste ano. No decorrer de 2009 estarão a disposição 6.500 doses de semem, 240 pacotes de bainhas, 440 pacotes de luvas e 6 mil litros de nitrogênio. O investimento feito neste ano é de R$ 78.544 reais. Segundo Jacir Scapin, a secretaria adquiriu um botijão que será utilizado como um banco de semem, com capacidade para armazenar 4.700 doses.
Assessoria AMEOSC
imprensa@ameosc.org.br
Fonte: Prefeitura de Guaraciaba