Foi criado na tarde dessa terça-feira (03), em São Miguel do Oeste, o Colegiado Regional de Gestores Municipais de Convênios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense – AMEOSC. Jacinta Maria Nyland, de Itapiranga foi escolhida a coordenadora; Wilson Luis Weber, de São João do Oeste ficou como vice-coordenador e Jussara Reginatto, da AMEOSC foi indicada secretária.
Segundo a nova coordenadora, o próximo passo agora é marcar os encontros para ver a participação de todos os 19 municípios da AMEOSC."Todos devem participar para planejarmos nossas ações como Colegiado visando atender os municípios em suas particularidades e também elaborar projetos regionais", disse.
A instituição do Colegiado contou com o apoio da FECAM, por meio do seu diretor executivo, Alexandre Alves, e da coordenadora do Escritório de Projetos de Federação, Marli Burato, presentes na reunião.
Marli ressalta que o encontro na AMEOSC teve a finalidade de apresentar o Escritório de Projetos e trazer a ideia de criação do Colegiado, que segundo ela, oportunizará que os profissionais desse setor consigam juntos reduzir as dificuldades técnicas em relação ao processo de captação de recursos, gestão de convênios e execução de projetos nos municípios da região.
"O Colegiado tem a finalidade da qualificação técnica, compartilhamento de conhecimento, propagação das informações para que cada município tenha uma facilidade maior de acessar recursos federais e estaduais e qualificar melhor os projetos que serão executados a partir dessa captação".
Em relação ao trabalho do gestor de convênios nas prefeituras, Marli explicou que essa função foi sendo exigida a partir de 2008 com a criação do SICONV, Sistema de Convênios da Caixa Econômica Federal, para que cada prefeitura tivesse uma pessoa responsável que centralizasse todas as informações referentes aos projetos trabalhados com recursos do governo federal, isto é , uma pessoa responsável pela gestão do recurso federal transferido.
O gestor de convênios dos municípios realiza todo o trabalho técnico, de busca de programas, de oportunidades, de captação de recursos federais, cadastramento de propostas, acompanhamento da tramitação técnica e análise dessas propostas,faz gestão do recurso e a execução do convênio e do projeto também.
"Esse profissional acompanha todo ciclo de vida do processo, desde o momento que busca a oportunidade de captação através de um programa disponível do governo federal ou estadual até a execução do projeto e prestação de contas do recurso".
Escritório de Projetos
O Escritório de Projetos da FECAM é uma estrutura de apoio e suporte especializado para a formação de multiplicadores nas Associações de Municípios e Gestores Municipais que atuam nas políticas públicas instituídas pelas esferas de governo. Tem por objetivo o apoio técnico para o acesso e gestão aos financiamentos por intermédio de transferências voluntárias de recursos.
Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br