A licitação que prevê o aumento de capacidade da BR-163, no Extremo Oeste, deve ocorrer no mês de junho. A informação é do presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes. Segundo ele, a confirmação se deu nas audiências realizadas junto ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na última semana em Brasília. Prefeitos da Ameosc também estiveram presentes.
"É uma reivindicação antiga dos prefeitos da região que começa a sair do papel. A BR-163 é fundamental para a economia e ligação entre os municípios do Extremo Oeste, e por isso o aumento da capacidade é muito necessário", afirma Rittes.
Outro tema tratado pelos prefeitos foi a Ferrovia Leste Oeste, que prevê a ligação dos dois extremos do estado através dos municípios de Itajaí e Dionísio Cerqueira. O presidente explica que até o momento a licitação do projeto é até Chapecó. "Na audiência tivemos a confirmação que nos próximos meses começará o estudo técnico, econômico e ambiental do trecho entre Chapecó e Dionísio Cerqueira, um ponta pé inicial para a realização de mais uma importante obra de infraestrutura na região", destacou.
Rittes ainda explica que os prefeitos entregaram um projeto de sinalização turística no Ministério do Turismo e solicitaram a inclusão do Extremo Oeste no programa de território rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário. "Fomos muito bem atendidos e agora as solicitações serão analisadas. Isso mostra a força do trabalho em conjunto realizado pelos prefeitos da Ameosc", finaliza o presidente.