A Associação dos Municípios do Extremo Oeste (Ameosc) está organizando a participação dos municípios da região na XIV edição da Marcha dos Prefeitos que ocorre em Brasília entre os dias 10 a 12 de maio. A entidade tem cuidado de todo o processo logístico e também de marcar encontros junto a órgãos do Governo Federal.
Antes do evento os prefeitos do Extremo Oeste participarão de audiências em ministérios para tratar de temas de interesse da região.
O prefeito de Dionísio Cerqueira e presidente da Ameosc, Altair Rittes, explica que no dia 9, dia que antecede a abertura da atividade, estão marcadas audiências nos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário. Também no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e na Funasa (Fundação Nacional da Saúde).
“Queremos fortalecer nossas ações nas áreas do turismo, infraestrutura, saúde e agricultura. Vamos apresentar projetos importantes e buscar recursos para implantá-los”, destaca o presidente. Rittes explica que uma das metas é cadastrar o Extremo Oeste como território rural junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, facilitando, assim, investimentos.
Quanto à infraestrutura, Rittes afirma que os prefeitos vão cobrar agilidade no processo de duplicação da BR-163 e do contorno viário em São Miguel do Oeste. Outra pauta é a Ferrovia Leste Oeste, que tem como projeto inicial a ligação entre Itajaí e Dionísio Cerqueira. “O projeto foi licitado até Chapecó. Vamos tratar desse tema também pedindo o trecho até o Extremo Oeste”, finaliza ele.