INFORMATIVO 027/2007.
AMEOSC discute implantação do SUASA nos Municípios
Esta agendado para o dia 18/07/07, às 14:00 horas, junto ao Centro de Múltiplo Uso, no Município de Guaraciaba, um seminário para discussão acerca da implantação do Sstema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuaria – SUASA, nos Municípios da região da AMEOSC.
Com a implantação do SUASA empresas da região terão benefícios diretos e imediatos, pois poderão comercializar seus produtos em todo o território nacional.
Atualmente no modelo de inspeção existente, o estabelecimento que possui inspeção municipal CIM, pode comercializar seus produtos somente dentro dos limites territoriais do próprio município e os que possuem inspeção estadual – CIE, podem comercializar somente dentro do próprio Estado.
Para comercializar em todo o território federal, atualmente, as empresas deverão possuir inspeção federal – CIF, o que é muito difícil, por falta de estrutura, principalmente de técnicos responsáveis pela inspeção e pelas exigências legais.
O SUASA unifica o sistema de inspeção e é um mecanismo criado para que a inspeção se dê com os fiscais do próprio município e garante certificação para comercialização em todo o território federal.
O seminário contará com a participação de técnicos da Superintendência Federal de Agricultura, que repassarão informações para a habilitação dos municípios e também das próprias indústrias.
O seminário também é um ato preparatório para a constituição de um consórcio intermunicipal a ser criado para dividir custos entre os municípios, utilizando as estruturas já existentes nos municípios.
O seminário terá como público alvo os prefeitos, secretários de agricultura, técnicos municipais responsáveis pela inspeção, empresas e produtores que tenham interesse.
São Miguel do Oeste, 12 de julho de 2007.
Paulo Roberto Wolfart
Secretário Executivo da AMEOSC
Dirlei Bertochi
Presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Agricultura
José Henn
Presidente do Grupo de Estudos para formação do Consórcio