You are currently viewing Ameosc sedia encontro estadual da Defesa Civil

Ameosc sedia encontro estadual da Defesa Civil

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

 

A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – Ameosc, sediou nesta semana uma reunião de importância estadual. Participaram da atividade profissionais ligados à área de diversos municípios catarinenses, com o objetivo de debater e planejar ações de enfrentamento à estiagem, principalmente na região Oeste, e demais intempéries registradas no Estado.
O evento, que aconteceu durante dois dias, abordou diversos assuntos importantes para o setor, como a apresentação do diagnóstico da lei da ajuda mútua dos municípios, definição do calendário de reuniões e planejamento de ações para 2023 e eleição da nova diretoria para a gestão desse ano. Ainda, foi realizada uma visita técnica no município de Guaraciaba, fortemente atingido pelo tornado em 2009.
O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Luiz Armando Schroeder Reis, que assumiu a gestão da pasta neste ano. Para Armando, foi um momento de apresentar as ações desenvolvidas pela defesa civil estadual. “Nossa principal pauta em relação ao Oeste do Estado foi a estiagem verde, que causa diversos problemas aqui. Foi uma grande oportunidade de expor um pouco do que a Defesa Civil faz no Estado, o que nós temos de planejamento e também me inteirar da situação da Região sobre a estiagem. Colocamos à disposição da Fecam o trabalho da Defesa Civil para a gente trabalhar em conjunto para crescer. Lembrando que a Defesa Civil somos Todos nós, inclusive cidadão comum!”, argumenta.
Diversas ações importantes foram pontuadas durante a atividade. “Já tem um programa da Água Limpa, que é uma distribuição da caixa d’água, que funciona muito bem, assim como outras atividades sendo desenvolvidas a partir de coleta da água, para que possa ter um armazenamento e com isso diminuir os efeitos da estiagem. Tem detalhes que se aplicam a cada município o município, e ele tem uma solução e isso tem que ser discutido melhor, mas o conjunto defensivo tem que participar disso”, ressalta Armando.
O presidente da Ameosc e prefeito de Mondaí, Valdir Rubert, a aproximação dos municípios com o Estado cria uma relação de confiança e parceria. “É muito importante ter a presença do secretário de Defesa Civil na nossa região para que ele conheça as nossas necessidades e os municípios sejam ouvidos, através das suas associações e coordenadores, para que o governo do Estado possa tomar ações para amenizar as situações de estiagem que nós estamos vivendo mais uma vez. Ssão três anos de estiagem, além de uma sequência também de outros desastres que ocorrem em nosso Estado, então essa presença é marcante já na primeira reunião dos coordenadores de todas as regiões do Estado de Santa Catarina aqui em São Miguel do Oeste, na nossa Ameosc”, finaliza Rubert.