You are currently viewing Assembleia da Ameosc integra programação de festividades dos 100 anos de Mondaí

Assembleia da Ameosc integra programação de festividades dos 100 anos de Mondaí

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os prefeitos dos municípios que compõe a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) se reuniram na sexta-feira (20) em mais uma Assembleia Geral de Prefeitos. A reunião foi realizada na Casa da Cultura, em Mondaí, e debateu assuntos importantes para a região.

No primeiro momento, o presidente da Ameosc Ivan Canci, deu as boas-vindas e apresentou as pautas debatidas passando a palavra ao prefeito de Mondaí, Valdir Rubert, que falou sobre as festividades em comemoração aos 100 anos de colonização do município e convidou os presentes para prestigiarem os eventos.

Na sequência, representando o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jailson Aurélio Franzen, o auxiliar da 9ª RPM, major Altair Lisot e o auxiliar de inteligência do 2º BPM de Chapecó, sargento João Carlos Sette detalharam o projeto de ampliação das câmaras de monitoramento nos municípios da região.

Segundo Sette, o objetivo do projeto é promover mais segurança e interação entre as forças de segurança da região. “Com a aderência dos municípios teremos maior comunicação e controle das ocorrências. Esse sistema é interativo e é avaliado positivamente onde já está ativo, promovendo mais segurança e atuando para coibir crimes de tráfico, roubo, furto, contrabando e descaminho”, explica o sargento.

Foram debatidas também pautas relacionadas a inauguração da nova sede da Ameosc, localizada no Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste, que deve ser realizada em julho, com programação especial em comemoração aos 51 anos de existência como entidade.

Na sequência, o secretário de agricultura de São João do Oeste e integrante do colegiado regional de agricultura, Rogério Rech, apresentou o projeto “Plantando Água”, que deve ser lançado oficialmente no dia 6 de junho, com a assinatura do termo de adesão. “Com o programa, visamos a preservação dos recursos hídricos, preservação do solo, evitar a erosão. Gostaríamos de mobilizar municípios e parceiros para essas ações tão importantes para o meio ambiente”, destaca.

Também foi debatido o projeto “Plantando”, que prevê o plantio de árvores com o intuito de proteger as nascentes, das matas ciliares, conservação da água no solo e a proposição do plantio de um milhão de árvores à médio prazo nos municípios da região.
O planejamento e organização dos Processos de concursos públicos e Processos seletivos da Ameosc, também foram debatidos, tendo em vista a grande demanda. Neste ano, já foram realizados 27 concursos e processos seletivos e a agenda segue cheia até o dia 17 de dezembro, com datas agendadas em todos os finais de semana.

Pautas como a discussão de ações coordenadas nos municípios para o enfrentamento à Dengue e o encaminhamento do Projeto da Construção da Ponte sobre o Rio Uruguai/Itapiranga, com a presença do Prefeito do município de Barra do Guarita e coordenador do Movimento Pró-Ponte, Rodrigo Locatelli, foram abordadas, além da retomada do movimento pró-universidade federal no Extremo-Oeste.

O presidente da Ameosc, Ivan Canci, avalia positivamente o evento onde foram encaminhados assuntos importantes de âmbito regional. “Foram debatidos pontos fortes para o Extremo-Oeste, teve uma boa participação dos municípios. Infelizmente o governador não pode estar presente nessa oportunidade, mas preparamos um documento para entregar a ele em uma audiência, relacionado ao Projeto Plantando Água e essa demanda de reestruturação no hospital regional. Em seguida, todos os prefeitos presentes participaram das comemorações do Centenário de Mondaí, um município forte e que se tornou exemplo em muitos aspectos”, finaliza.