O roteiro percorrerá pelos principais pontos turísticos de 17 cidades do Oeste.
O extremo-oeste catarinense está prestes a contar com um roteiro diversificado para atrair visitantes e demonstrar o potencial turístico da região. O Roteiro Turístico Caminhos da Fronteira vai ser lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 14, às 14 horas, no Clube Comercial de São Miguel do Oeste. Durante o lançamento, os empreendedores do setor turístico vão demonstrar através da feira do turismo os potenciais para receberem visitantes nos municípios da região da Ameosc.
De acordo com o coordenador regional extremo-oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, o lançamento será uma forma de apresentar à comunidade o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos dois anos. O roteiro, idealizado pelo Sebrae/SC e Ameosc – Associação dos Municípios do Extremo-Oeste, começou a ser planejado em 2015. “O projeto vem sendo realizado com muito planejamento e preparação. O lançamento do Roteiro vem após um longo trabalho de organização e de capacitação, de investimento e muita determinação”, destaca.
Para o presidente da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina,Cláudio Junior Weschenfelder, o roteiro vem sintetizar um trabalho importante realizado nos últimos anos e que deve ser um divisor de águas no turismo regional. “Assim como vários protagonistas, o turismo se viabiliza com uma estratégia regionalizada, uma vez que temos atrações diversas como a gastronomia, a cultura, as belezas naturais, em vários municípios. Tudo foi construído regionalmente para possibilitar um roteiro que vise a qualidade de vida”, comenta.
O roteiro passou por várias etapas que, no mês de novembro, culminaram com um traçado definido de acordo com os atrativos que poderiam ser visitados, um percurso de dois dias, passando por 17 municípios. A Rota Caminhos da Fronteira foi percorrida por representantes dos municípios envolvidos em forma de roteiro piloto e após alguns ajustes será apresentada para toda a comunidade. O objetivo do projeto é valorizar a cultura, a história e desenvolver economicamente os municípios. “Os efeitos econômicos que o turismo traz aos municípios são muito significativos, já que o turismo impacta em 52 setores da economia. Com a iniciativa, será possível fortalecer o segmento e promover o desenvolvimento do turismo na região, aproveitando o potencial de cada município”, explica o consultor do Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito.
Via: Jornal Sul Brasil