São Miguel do Oeste recebeu nesta terça-feira (21), mais uma edição do ciclo de palestras do Programa Unindo Forças, seminário idealizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, que tem por objetivo apresentar o diagnóstico das unidades municipais de controle interno e debater alternativas para fortalecimento das Controladorias, através da conjugação de esforços entre órgãos administrativos e órgãos de controle externo.
O Evento, que teve apoio da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), foi realizado no auditório da ACISMO em São Miguel do Oeste, e reuniu Prefeitos, Controladores Internos, Procuradores de Justiça e demais servidores públicos dos 19 municípios de abrangência da Associação.
Durante o seminário, ocorreu a apresentação do Programa Unindo Forças e as perspectivas para o fortalecimento dos controles internos das prefeituras catarinenses. Além disso, a programação do encontro envolveu palestras que abordaram exemplos e depoimentos de situações positivas e apontamentos das principais deficiências do controle interno, assuntos que permitiram aos participantes orientações sobre alternativas para aprimorar ou desenvolver o trabalho das controladorias.
No seminário, houve depoimentos de representantes da Controladoria-Geral da União, Prefeitos e Controladores dos Municípios da AMEOSC, Promotores de Justiça e representante do TCE.
O Ciclo de palestras do programa unindo forças é uma realização do Ministério Público de Santa Catarina com apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Associações de Municípios de Santa Catarina, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas do Estado e União dos Vereadores de Santa Catarina.
Nesta quarta-feira (22/11) o evento acontece na sede da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), e amanhã, quinta-feira (23/11), será a vez do Auditório da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC) receber o evento. Outras oito cidades catarinenses ainda receberão o evento.
O Programa
O projeto Unindo Forças surgiu a partir de um diagnóstico desenvolvido em 2014 pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, que indicou uma atuação extremamente fraca ou inexistente das controladorias municipais.
A partir dos números apresentados, o MPSC firmou parceria com outros órgãos públicos e desenvolveu o projeto Unindo Forças, a fim de fortalecer as Unidades de Controle Interno dos Municípios catarinenses (UCIs) e impulsionar a atuação administrativa na prevenção e repressão ao ilícito.
O Projeto é também para aprimorar o combate à corrupção e à improbidade administrativa, por meio da consolidação dos fluxos de informação entre as Unidades de Controle Interno e as Promotorias de Justiça.
Saiba mais sobre o Programa Unindo Forças, CLIQUE AQUI
Assessoria de Comunicação AMEOSC
Fones: (49) 3621 0795 – facebook: Portal AMEOSC
e-mail: ameosc.projetos@ameosc.org.br