Evento, realizado no Município de Descanso (SC) na última sexta-feira (04), reuniu cerca de 380 participantes, que contaram com uma programação voltada a palestras, trabalhos em grupo e plenária.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), em parceria com a Prefeitura de Descanso (SC), realizou na última sexta-feira (04) no salão paroquial do município, o “I Seminário Regional sobre saúde animal e humana: possíveis impactos econômicos e sociais da brucelose e tuberculose”.
O evento, que teve por objetivo buscar soluções para os problemas de brucelose e tuberculose na bovinocultura do Extremo Oeste, que inclusive pode ser transmitida a humanos, foi realizado durante todo o dia e reuniu cerca de 380 participantes, dentre agricultores, veterinários, profissionais do setor agropecuário e de saúde, pesquisadores, acadêmicos, estudantes e população em geral. Na ocasião, os participantes contaram com diversas atividades, dentre palestras, trabalhos em grupos e plenária.
A primeira palestra do evento, foi conduzida pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, Dr. Airton Spies, que esteve discorrendo sobre a importância econômica da cadeia do leite e do gado de corte. “A brucelose e a tuberculose vem sendo registradas em todo território nacional. Dados de 2016 apontam Santa Catarina com a menor incidência de brucelose bovina no Brasil. Podemos pensar e trabalhar na erradicação da doença. O Estado pretende reduzir a incidência para menos de 0,2% do rebanho catarinense, condição definida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da doença”, destacou Spies.
Conforme a programação, os participantes contaram com outras palestras importantes, como a proferida pela Médica Veterinária da CIDASC, Míriam Adriana Brüggmann Boeno, que tratou acerca da Brucelose e Tuberculose na região. Já “Os cuidados com a saúde humana”, foi o tema apresentado pela Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UNOESC, Daniele A. Beuron. Além disso, o ciclo de palestras foi encerrado pela Dra. Flávia Barcelo Martins, que falou sobre os sintomas da doença em humanos.
Na parte da tarde, os participantes contaram com trabalhos em grupos e plenária final com propostas e compromisso assumidos pelos 19 municípios da região da AMEOSC, pelo Estado, pelo Governo Federal e pelos produtores para o enfrentamento da tuberculose e brucelose.
O evento, que superou a expectativa de participantes, contou com o apoio de Colegiados de Agricultura e Saúde da Região da AMEOSC, CIDASC, EPAGRI, Governo do Estado de Santa Catarina por intermédio da Secretaria da Agricultura e Pesca, UNOESC e do Núcleo de Médicos Veterinários do Extremo Oeste de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação AMEOSC
Fones: (49) 3621 0795 – facebook: Portal AMEOSC
e-mail: ameosc.projetos@ameosc.org.br