You are currently viewing Presidente da AMEOSC prestigia o Encontro dos Jovens Empreendedores do Meio Rural e Marinho Catarinense em Chapecó

Presidente da AMEOSC prestigia o Encontro dos Jovens Empreendedores do Meio Rural e Marinho Catarinense em Chapecó

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), José Carlos Foiatto e o Secretário Executivo da Associação, Airton Fontana, estiveram prestigiando na manhã desta quarta-feira (17) em Chapecó, o Encontro dos Jovens Empreendedores do Meio Rural e Marinho Catarinense.

O Evento, realizado no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, reuniu os formados nos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos desde 2013 pelo Programa SC Rural e contou ainda, com a presença do Governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Até o momento foram realizados 26 cursos em 13 Centros de Treinamentos da Epagri, alcançando jovens das 27 regiões do Estado. Os cursos variam de oito a 10 semanas e são ministrados em esquema de alternância, que preconiza etapas que mesclam teoria e prática. Os jovens elegem uma temática de acordo com seu interesse, para despertar o seu potencial empreendedor.

O curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo é organizado pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em todos os Centros de Treinamento do Estado. Até o final deste ano, a expectativa é de que aproximadamente 1.500 jovens sejam capacitados.

A formação de jovens agricultores é uma ação do Programa SC Rural e estimula a liderança, desenvolve iniciativas, oportuniza a inserção do jovem no mundo digital e nas redes sociais, além de consolidar a consciência ambiental nos processos produtivos, no lazer e na cultura local. Durante os cursos, os participantes conhecem novas tecnologias e desenvolvem iniciativas que agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

Após a formação, os jovens elaboram projetos de investimentos individuais ou comunitários e as melhores propostas são selecionadas e recebem apoio financeiro do SC Rural, com contrapartida do agricultor, para serem executadas. Os projetos abrangem diferentes temáticas, como bovinocultura de leite, bananicultura, agroindústria, olericultura e turismo rural, entre outros.

Fonte: ASCOM/Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca